Curiosidades Destaque

As cinco maiores famílias de carros à venda no Brasil

Ainda que nem todos esses carros estejam com a família completa por aqui, ao menos dois membros estampam o porta-retrato
Família Corolla japonesa [divulgação]
Família Corolla japonesa [divulgação]

Famílias grandes e numerosas eram comuns antigamente, mesmo no mundo dos carros. Mas hoje em dia é mais fácil criar modelos com identidades visuais próprias e coloca-los cada um em seu espaço pessoal. Com o advento das plataformas modulares, isso ficou ainda mais fácil. Porém existem ainda famílias numerosas entre os automóveis?

Selecionamos aqui cinco exemplos de carros vendidos no Brasil com uma penca de irmãos. O que determina se eles pertencem ou não à mesma família é o compartilhamento de plataforma, componentes e até mesmo nomes e chapas externas. Carros com plataforma igual, mas posicionamento diferente, não pertencem à mesma família, vale destacar.

Família Corolla

A Toyota sempre gostou de fazer vários derivados do Corolla. O modelo tem diversas variantes ao redor do mundo, incluindo modelos com outro nome. Mas a família Corolla de fato conta com cinco carros diferentes, sendo dois SUVs. No Brasil temos o sedã e o SUV Corolla Cross, além do RAV4, que já foi o único SUV do Corolla. Já lá fora ainda há hatch e perua.

Família Polo

A família Polo nunca foi tão numerosa como hoje e, tal qual o clã Corolla, tem dois SUVs na composição: especificamente o cupê Nivus (chamado de Taigo na Europa) e o T-Cross. A diferença para a situação da Toyota é que todos os modelos desse grupo da Volkswagen estão no Brasil e somos o único país que conta com o sedã Virtus.

Família Cooper

Identidade visual forte é o que compõe os modelos da Mini. Contudo. Fora o Countryman, todos os modelos da marca são derivados diretamente do hatch, popularmente chamado de Mini Cooper. Além do modelo original de duas portas, há ainda o de quatro portas, conversível Cabrio e a perua Clubman.

Família Fit

Com cinco membros, tal qual a família Corolla, o grupo do Honda Fit tem somente a perua Shuttle não à venda no Brasil. Em compensação, temos o WR-V que só é oferecido por aqui e na Índia. O clã ainda conta com o SUV compacto HR-V, que será promovido a médio na próxima geração. Já o City se desprenderá do Fit na próxima geração que está por vir.

Família Sandero

Ainda que o Logan tenha iniciado esse aglomerado de Renault/Dacia, quem é o mandachuva hoje é o Sandero. Além deles, no Brasil temos os SUVs Duster e Captur, além da picape Oroch. A Renault considera o aventureiro Stepway como um modelo separado. Já lá na Europa, existe a perua Jogger, antes chamada de Logan MCV. E até uma picape pequena já existiu por aqui.

>>Flagra: Renault Kwid 2023 revela alguns detalhes inéditos

>>Novo VW Polo 2022 estreia por R$ 129.500 com motor 1.0 MPI na Europa

>>Honda HR-V elétrico é lançado em duas versões com nomes esquisitos

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar