Carros e celulares talvez sejam os produtos que mais rápido mudam ao longo dos anos. Um smartphone de dez anos atrás não faz metade do que um de hoje em dia é capaz de realizar. Tal qual um automóvel da década passada pouco consegue acompanhar as tendências de hoje em dia.
Isso faz com que muitos modelos e segmentos passem por transformações tão grandes que eles deixam de existir. Quer seja por força da lei, por demandas de mercado ou por pura preferência do público, alguns carros morreram e nunca mais vão voltar.
Faróis escamoteáveis
Leis rígidas de proteção para pedestres na Europa e nos EUA deu fim a uma das mais legais tendências de design dos anos 1990. Os faróis escamoteáveis permitiam que um carro tivesse perfil mais aerodinâmico de dia e um charmoso par de olhos abertos durante a noite.
Câmbio manual em médios
Ainda que na Europa eles encontrem um pouco mais de sobrevida (até a obrigatoriedade da venda de carros automáticos), os modelos de porte médio com câmbio manual serão extintos em breve. No Brasil não existe sedã, hatch ou até SUV médio com pedal de embreagem à venda em solo nacional.
Peruas brasileiras
Desde que a Fiat Weekend morreu por conta da lei que obrigada instalação de Isofix, encosto de cabeça e cinto de segurança para todos os passageiros, nunca mais tivemos peruas feitas no Brasil. Esse segmento já foi enterrado pelas minivans e pelos SUVs em muitos mercados, como EUA e Brasil.
Conversíveis generalistas
Lembra da época em que a Peugeot fazia versões conversíveis dos hatches 206 e 307? Ou a Ford tinha o Escort conversível? Bom, esse tipo de carro não existirá mais. Hoje a única marca generalista que produz um conversível é a Fiat com o 500C – ainda que ele seja um hatch com teto solar de tecido gigantesco.
Aventureiros compactos
Agradeça (ou condene) os aventureiros pela existência dos SUVs compactos. Esse segmento foi moda no começo dos anos 2000 e 2010, sendo guiados pela Fiat Palio Weekend Adventure. Contudo, de uns anos para cá as marcas perceberam que é possível ganhar mais dinheiro com um SUV derivado de um hatch do que uma versão aventureira.
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