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Cinco versões legais do Toyota Corolla que não tivemos no Brasil

Apesar de não ser tão adepto às versões diferentes e esportivas como o Honda Civic, o Toyota Corolla também tem seu legado

Corolla XRS [divulgação]
Corolla XRS [divulgação]

Carro mais vendido do mundo e com família recém-expandida no Brasil com a chegada da versão SUV, o Toyota Corolla tem uma marca na história. Ao longo de 12 gerações, o modelo teve diversas versões interessantes que não foram vendidas no nosso país.

Por isso, reunimos aqui cinco exemplos diferentes dos Corolla mais legais vendidos lá fora. Mas para a lista não ficar injusta, somente foram considerados modelos a partir da oitava geração, a primeira a ser produzida no Brasil pela Toyota.

Corolla Hatch [divulgação]
Corolla Hatch [divulgação]

Hatch (8ª geração)

Um Corolla hatch por si só já seria um carro bem legal e interessante. Mas e quando esse Toyota é campeão internacional de rally? A oitava geração do modelo fez a fama da Toyota entre 1997 e 2000. O modelo contava com a mesma dianteira do Corolla importado, ou seja, com faróis bolha e grade colmeia.

Para comemorar a participação do Corolla no campeonato mundial de rally, a Toyota criou a versão especial G6R. Ele contava com motor 1.6 aspirado de 110 cv, capô de alumínio para reduzir peso, cintos vermelhos e rodas de liga-leve exclusivas.

Corolla XRS [divulgação]
Corolla XRS [divulgação]

XRS (10ª geração)

Ao contrário do nosso Corolla XRS, a versão norte-americana ia muito além de mudanças visuais. Ele era equipado com motor 1.8 aspirado de 170 cv e 17,5 kgfm de torque. Esse motor é conhecido por gostar de giros altos, tanto que a potência máxima chega em altas 7.600 rpm.

A transmissão manual de seis marchas era a mesma do esportivo Celica e do Lotus Elise. O Corolla XRS trazia suspensão preparada e até sistema de escape esportivo. É um modelo raro até mesmo nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, onde foi vendido.

Corolla XRS [divulgação]
Corolla XRS [divulgação]

XRS (11ª geração)

Ainda que tenha durado apenas entre 2009 e 2010, a décima primeira geração do Toyota na versão XRS era quase tão legal quanto o modelo anterior. O problema é que a marca japonesa trocou o motor 1.8 girador do Lotus Elise pelo 2.4 do Camry.

O que na teoria parecia uma melhora geral, na verdade era uma regressão em termos de potência, mas um avanço no torque. Ele contava com 158 cv e 22,5 kgfm de torque. A questão é que esse era um motor voltado para o conforto, não para a performance. Tanto que pela primeira vez o Corolla XRS tinha opção de câmbio automático de cinco marchas.

Toyota Levin PHEV [divulgação]
Toyota Levin PHEV [divulgação]

Levin PHEV (11ª geração)

Antes mesmo da atual geração do Toyota Corolla oferecer uma versão híbrida, lá na China ele há havia se eletrificado. Vendido como Corolla e como Levin, o modelo traz até hoje uma versão híbrida do tipo plug-in, mais eficiente que o Hybrid oferecido no Brasil.

Debaixo do capô ele conta com motor 1.8 quatro cilindros aspirado de 99 cv associado a um elétrico 71 cv. Segundo a Toyota, o modelo é capaz de rodar até 55 km somente na energia elétrica. E por que escolhemos o Levin PHEV e não o Corolla PHEV? Porque seu estilo mais esportivo é completamente diferente do Toyota vendido no Brasil.

Toyota Corolla Trek [divulgação]
Toyota Corolla Trek [divulgação]

Trek (12ª geração)

Indo além da vontade do brasileiro em ter de volta a perua Corolla Fielder no Brasil, que tal uma outra vertente do modelo? Apresentada na Europa, a Corolla Trek nada mais é que a perua aventureira do sedã médio. Afinal, se não dá para vencer os SUVs, especialmente agora com o Corolla Cross, por que não se parecer com um?

Ela conta com para-choques exclusivos, com visual mais robusto e plásticos na parte inferior da carroceria. A suspensão é levemente elevada, mas nada como uma Fiat Weekend Adventure. Destaque para o motor híbrido 2.0 que entrega 170 cv e 18,2 kgfm de torque.

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