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Cinco versões legais do Volkswagen Golf que não tivemos no Brasil

Um dos mais clássicos hatches médios do mundo, Volkswagen Golf nos deixou e, mesmo assim, ótimas versões nunca vieram
Volkswagen Golf GTI Clubsport S [divulgação]
Volkswagen Golf GTI Clubsport S [divulgação]

Quem pensa em hatch médio imediatamente tem o Volkswagen Golf na cabeça. Um dos mais populares carros do mundo e um dos mais admirados da categoria internacionalmente, ele teve carreira curta no Brasil. Ainda assim, não foi por falta de opções interessantes. Contudo, essas cinco versões legais do Golf nunca vieram para cá.

Para não ser injusto com o nosso mercado, afinal só tivemos três das sete gerações do Volkswagen Golf, a escolha de versões foi reduzida. Só se classificaram para essa lista os Golf MK3 (terceira geração), MK4 (quarta geração) e MK7 (sétima geração). Ou seja, somente as encarnações do hatch médio da Volkswagen oferecidas oficialmente no nosso país.

Golf MK3 Harlequin

Tudo bem que essa pode não ser a mais bonita versão do Volkswagen Golf. Mas é impossível ficar indiferente ao um Harlequin. Ainda mais que essa é uma das mais valorizadas variantes do hatch médio. Feita para mostrar o catálogo de cores da Volkswagen, ele atraiu tanta atenção do público que começou a ser produzido.

Cada Golf Harlequin era montado com uma cor principal. Depois, as peças desmontáveis eram trocadas em ordem bastante específica conforme uma regra determinada pela Volkswagen. Ao todo foram feitos entre 264 e 275 Harlequin de maneira oficial. Contudo, muita gente repintou o modelo de uma cor só e diversas réplicas surgiram também.

Golf Variant MK4

Na teoria, o brasileiro é apaixonado por peruas. Na prática, nem tanto porque elas nunca venderam bem por aqui. Mas entre 1997 e 2003, quando a quarta geração do Golf estava no mercado, as peruas ainda tinham certa popularidade por aqui. Por isso, teria sido uma excelente ideia se a Golf Variant MK4 tivesse pisado em nosso solo.

Uma das coisas mais interessantes dessa geração é que ela foi vendida na Europa como Golf Variant e como Bora Variant. Cada uma com a dianteira do seu respectivo modelo. Nos EUA foi oferecida somente a Jetta Variant com frente do Bora.

Golf MK7 Alltrack

Já dizia o ditado: se não pode com eles, junte-se a eles. Se as peruas estavam sucumbindo aos SUVs, por que não as tornar mais próxima a eles? Foi isso que a Volkswagen pensou com a Golf Alltrack, versão aventureira da Golf Variant.

Com suspensão elevada, plásticos pretos por toda carroceria, para-choques exclusivos e até tração nas quatro rodas, dependendo da versão, ela era a resposta perfeita contra os SUVs. Foi vendida em alguns mercados como CrossGolf e poderia ter tido vendas mais altas que as variantes regulares da Variant aqui no Brasil.

Golf MK7 GTI Clubsport S

Um passo antes do Golf R (já falaremos sobre ele) o GTI Clubsport é feito para quem acha o Golf GTI normal fraco. Ele se tornou o Golf com tração dianteira mais potente e rápido da história. Para tanto, bateu o recorde da categoria com tração dianteira em Nürburgring em 2016 com a volta mais rápida do circuito: 7 minutos, 49 segundos e 21 milésimos.

Em relação ao GTI padrão, o Clubsport S traz menos isolamento acústico, bancos traseiros arrancados, gaiola de proteção e materiais de construção leve para emagrecer 30 kg. O motor é o mesmo 2.0 TSI quatro cilindros turbo, mas recalibrado para entregar 310 cv e 38,7 kgfm de torque. O 0 a 100 é em ridículos 5,8 segundos.

Golf R

Presente como R32 na quarta geração e somente como R na sétima, a versão mais esportiva do Golf é um verdadeiro canhão. Em sua aplicação no MK4, o Golf R tinha tração integral e 30 cv extraídos do motor 2.0 TSI usado até hoje no Tiguan R-Line.

Já no Golf R32 da quarta geração, o motor era o VR6 de 241 cv ligado a uma tração integral 4MOTION. Essa foi a primeira aplicação da transmissão automatizada de dupla embreagem DSG em um Golf na história.

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Sobre o autor

João Brigato

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