Destaque Novidades

Exclusivo: Citroën C3 terá 1.0 do Argo e chega em abril de 2022

Nova geração do Citroën C3 será a primeira visão clara do casamento entre PSA e FCA, graças ao motor 1.0 três cilindros de Fiat Argo
Citroën C3 2022 [cochespias]
Citroën C3 2022 [cochespias]

Um dos lançamentos mais esperados no Brasil, a terceira geração do Citroën C3 não será somente uma grande virada de chave na história da marca francesa. Com a criação do grupo Stellantis, proveniente do casamento entre FCA e PSA, a sinergia entre as marcas será grande nos próximos anos. Mas o novo C3 2022 será o primeiro reflexo disso.

Informações obtidas pelo Auto+ revelam que o novo Citroën C3 será o primeiro modelo em escala global a trazer partes PSA e partes FCA. A ideia inicial com o SUV subcompacto era importar da Índia um novo motor 1.0 três cilindros aspirado. Mas a Stellantis percebeu que essa ideia não valeria à pena em termos de custo e adaptação.

Afinal, aqui no Brasil a Fiat produz dois motores 1.0 aspirados diferentes. A Fiat tem à disposição o 1.0 Fire quatro cilindros aspirado de 73 cv e 9,5 kgfm de torque usado no Mobi e o 1.0 três cilindros Firefly de 77 cv e 10,9 kgfm do Argo. No novo Citroën C3, o motor do Fiat Argo deve ser o escolhido, visto que o do Mobi não deve durar muito mais tempo.

Citroën C3 2022 [cochespias]
Citroën C3 2022 [cochespias]

Automático com motor de Peugeot

As versões de entrada do novo C3 serão equipadas com esse motor tricilíndrico de baixo consumo para fazer a Citroën ganhar volume. Já nas mais caras, segue o anteriormente planejado: motor 1.6 quatro cilindros aspirado do Peugeot 208. Ele entrega 118 cv e 16,1 kgfm de torque e já está pronto para o câmbio automático de seis marchas.

Esse motor 1.6 na realidade servirá somente como tapa buraco. A linha 2023 do Peugeot 208 já é esperada com motor 1.0 GSE três cilindros turbo, que vai estrear no Fiat Pulse, o SUV do Argo. No novo C3, o motor turbinado deverá demorar mais um tempo a chegar, mas não será surpresa se a linha 2024 já aparecer com o novo propulsor.

Citroën C3 2022 [cochespias]
Citroën C3 2022 [cochespias]
O lançamento ocorrerá em abril de 2022, mas o novo Citroën C3 já será revelado em 2021. As vendas na Índia começam um pouco antes, enquanto aqui no Brasil a pré-venda será aberta depois da apresentação. A ideia é colocar o SUV subcompacto na boca da mídia por muito tempo e chamar atenção, tal qual a Stellantis está fazendo com o Pulse meses antes da estreia.

>>Novo Punto confirmado como Peugeot 208 da Fiat. Substituirá o Argo?

>>Fiat Argo S-Design democratiza tecnologia de versões caras – Avaliação

>>Fiat Pulse terá interior com peças de Toro, Argo e até Jeep Compass

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar