Destaque Mercado

Cobalt é o carro mais vendido do Uzbequistão e Tiggo 2 da Tunísia

Aposentado no Brasil, Chevrolet Cobalt atingiu no Uzbequistão um status jamais visto por aqui
Chevrolet Cobalt / Ravon R4 [divulgação]
Chevrolet Cobalt / Ravon R4 [divulgação]

Enquanto o Brasil tem como seu carro mais vendido o Chevrolet Onix, a França elegeu o Peugeot 208 e a Itália tem no Fiat Panda seu líder, alguns países mais exóticos também tem líder igualmente diferenciados. Prova disso é que o carro mais vendido do Uzbequistão é o Chevrolet Cobalt, por lá chamado de Ravon R4 e ainda com visual antigo.

Levantamento feito pelo Car Industry Analysis mostra os carros mais vendidos de diversos países e algumas surpresas foram reveladas, como o caso de carros nunca foram protagonistas aqui no Brasil sendo líderes lá fora. Outro exemplo é o Chery Tiggo 2, que por aqui é vendido pela CAOA Chery.

Ele é o carro mais vendido da Tunísia, enquanto no nosso país nem aparece entre os SUVs mais vendidos. O Tiggo 2, aliás, é o único carro de marca chinesa a aparecer na lista divulgada com 90 países diferentes.

CAOA Chery Tiggo 2 2021 [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 2 2021 [divulgação]
Outro brasileiro presente na lista, e dessa vez de maneira literal, é o Renault Kwid. Produzido no nosso país, e exportado para o Uruguai, ele é o carro mais vendido do nosso vizinho. A Renault / Dacia ainda tem o Sandero como líder na Espanha, Colômbia e Marrocos, o Logan como mais vendido da Romênia e o Duster como rei na Nova Caledônia.

O Toyota Yaris aparece como o carro mais vendido das Filipinas e Vietnã, em versão idêntica à vendida no Brasil, enquanto no Chipre, Grécia e Polônia, o Yaris também é líder, mas na variante japonesa/europeia.

Toyota Yaris
Toyota Yaris [divulgação]
A Toyota, aliás, tem presença massiva como dona do carro mais vendido de diversos países da lista. Ao todo, são 29 países liderados por um carro da Toyota. Sendo que desse grupo, sete têm a Toyota Hilux como o carro mais vendido. São eles Argentina, Austrália, Bolívia, Quênia, Namíbia, Panamá e África do Sul.

Entre as picapes, somente outros quatro modelos vendem mais que a Toyota Hilux em alguns países e são líderes de mercado. São elas: Ford F-150 nos EUA e Canadá, Isuzu D-Max na Tailândia, Mitsubishi L200 Triton no Chile e Ford Ranger na Nova Zelândia.

A lista também revela que híbridos e elétricos estão com tudo em alguns países. A Geórgia e Israel tem no Hyundai Ioniq como seu líder, enquanto a Holanda colocou o Kia Niro como carro mais vendido do pais. Mas a maior surpresa de todas fica por conta da Noruega que tem o caro e refinado Audi e-tron como carro mais vendido.

>>Avaliação: Duster é o melhor Renault feito nos últimos anos

>>Mitsubishi L200 Triton Sport 2021: novo visual e câmbio melhorado

>>Impressões: e-tron Sportback é elétrico por acaso e Audi por completo

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar