Destaque Especial Novidades

Como poderia ser o novo Hyundai HB20, que traz visual polêmico

Analisamos o design do novo HB20
Hyundai HB20 2020 (divulgação)

Assim que a Hyundai anunciou a segunda geração do HB20, muito se especulava que o modelo iria repetir o frisson que a primeira geração causou no público quando ele foi apresentado em novembro de 2012, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. 

Mas acontece que ao invés de repetir o sucesso, com um design inovador e com personalidade própria, as primeiras imagens causaram mais estranheza e dúvidas do que sentimentos de aceitação de grande parte de nossos leitores.

Levando isso e muitos outros pontos de vista, vamos analisar o estilo da primeira geração do HB20, da atual e de seus irmãos mundo a fora – no caso o i10 e o i20 – e como isso influencia o design geral do modelo.

  • Primeira Geração

Quando a Hyundai anunciou que iria ter seu próprio modelo compacto para competir com players de peso como Volkswagen Gol, Ford Fiesta, Fiat Palio e afins, muito se especulou, pois até então a Hyundai não tinha entrado nesse ramo por aqui. Até meados de 2012, a Hyundai trabalhava apenas com modelos importados como o i30, Elantra, Sonata, Azera e com seus SUVs.

Hyundai HB20 (divulgação)

O mercado de carros compactos era novidade para a marca no mercado brasileiro. Foi assim que nasceu o HB20, um carro compacto criado a partir das opiniões de potenciais clientes com inúmeros estudos feitos, clínicas de design e tudo mais. Foi assim que em novembro de 2012, a Hyundai apresentou o HB20, que tinha linhas tão marcantes e arrojadas que imediatamente deixaram os concorrentes comendo poeira – ao menos no quesito visual.

Hyundai HB20 (divulgação)

A dianteira do HB20 tinha como maior destaque os enormes faróis que iam se afunilando ate quase a coluna “A”, dando uma impressão de que o carro era maior do que ele realmente era. O logo da Hyundai era sustentado por um friso preto flutuante, enquanto a base do para choque tinha um simpático sorriso anguloso como de alguém que acabou de tirar o aparelho.

Hyundai HB20S (divulgação)

As laterais tinham vincos bem marcados, fazendo com que o modelo se sobressaísse perante os rivais. Já na traseira, as lanternas invadiam tanto a lateral, como a tampa do porta malas e tinham um desenho moderno e atraente, coisa que não se via na indústria automotiva há tempos. Uma de suas inspirações foi o primo europeu – o i20 – o qual cedeu a plataforma para a criação do nosso HB20.

Hyundai HB20X (divulgação)

Além do hatch, a Hyundai apostou numa versão sedã, batizada de HB20S, que lembrava um mini Elantra. Houve ainda o lançamento da versão aventureira, batizada de HB20X. Os três modelos reinavam basicamente em absoluto, no quesito design e estilo. Eram muito mais modernos e atraentes do que o recém apresentado Onix e seu irmão Prisma, ou até mesmo o Palio, ou o veterano Gol.

Hyundai HB20 (divulgação)

O interior do hatch era outro ponto forte –em relação ao design, já que lembrava muito o hatch médio i30 da época, trazendo painel anguloso e visual bem moderninho. Por falar no i30, muitos chegaram a chamar o HB20 de mini i30, pois a segunda geração do hatch médio estava em vigor, e isso deu certo status ao compacto – mas nem tanto para o hatch médio.

  • Facelift

Um facelift foi apresentado pela Hyundai em 2014, e sim a marca conseguiu deixar o modelo ainda vistoso e atraente. Mas ela não deu muito ouvidos no que se diz respeito ao ditado que diz – em time que está ganhando, não se mexe.

Hyundai HB20 (divulgação)

Em todo caso, o facelift deixou o modelo mais moderno e em voga com o Family face da marca coreana. Agora a dianteira ganhava uma grade maior e com contorno cromado nas versões topo de linha – e o para choque recebia um novo desenho para as luzes de neblina. Os faróis e lanternas receberam novidades internas, com direito a um filete de LED na dianteira e na traseira.

Hyundai HB20S (divulgação)

Tanto o sedã quanto a versão aventureira ganhavam também os retoques para acompanhar o hatch. A inspiração agora vinha do visual renovado do irmão europeu o i20, inclusive na versão aventureira que era muito semelhante. E com o passar do tempo, a Hyundai começava a sondar os clientes para a nova geração do HB20, que só estrearia em 2019.

  • A Polêmica

Depois de apresentar o bem-sucedido design em 2012 e um facelift ainda atrativo, a expectativa para a segunda geração estava bem alta. Muito se ouvia que a Hyundai traria novidades no design, que deixariam mais uma vez os concorrentes comendo poeira no quesito visual. Mas não foi bem assim que aconteceu…

Hyundai Saga EV (divulgação)

Tudo isso começou em novembro de 2018, quando a Hyundai apresentou o conceito Saga EV – que tinha um ar bem futurista, e adiantava não só o design da futura linha HB20, mas também de como seria a versão aventureira, o HB20X. Até aí, tudo bem. Muito se falava também em um design evolucionário e não revolucionário – pois em time que está ganhando, não se mexe…

Hyundai Saga EV (divulgação)

Depois de dezenas de sites publicarem projeções de como seria a nova linha do compacto, e como seriam suas linhas, uma coisa tinha ficado clara: o visual seria polêmico. E quando as primeiras imagens do modelo foram divulgadas na última semana, a Hyundai conseguiu o frisson que ela tanto queria da primeira geração – só por enquanto ao contrário.

Hyundai HB20 (projeção KDesign)

Para ter uma noção de quanto o desenho do novo HB20 não agradou parte dos eleitores, basta dar uma conferida na seção de comentários das imagens publicadas do hatch no perfil do Auto+ no instagram.

View this post on Instagram

O lançamento da nova geração do Hyundai HB20 será dia 16 deste mês, mas a marca resolveu revelar essas duas fotos do hatchback na versão topo de linha. Segundo ela, o HB20 2020 adota o estilo de design chamado "Esportividade Sensual", identidade que fez sua estreia na nova geração do Sonata, apresentada em abril. Dia 16 fiquem ligados aqui em nosso insta que iremos trazer mais informações direto do evento de lançamento! Por enquanto fica a discussão sobre essa boa mudança no design, confessamos que aqui na redação esse visual tá meio polêmico. Marque aqui seus amigos e aproveite pra dar a sua opinião também. 👇 . #hb20 #novohb20 #hb202020 #hyundai #hyundaibr #hatch #design #hatchcompacto #carro #auto #car #automais

A post shared by Auto+ (@automaistv) on

Hyundai HB20 (projeção KDesign)

Em um simples retoque no Photoshop, conseguimos mudar a traseira do modelo e deixar ela mais “harmônica e feliz”, se levarmos em conta o desenho oficial. A dianteira do modelo tem uma grade maior, mas que parece derreter para os lados. Enquanto os faróis ficaram levemente menores e mais finos.

Análise Hyundai HB20 (arte KDesign)

O capô ficou totalmente liso e a base do para choque ganhou um desenho que remete a um modelo reestilizado de forma adaptada – muito semelhante ao que a Ford fez com o Fiesta antes de tirá-lo de linha. A parte mais interessante no HB20 fica por conta dos novos vincos das laterais que dão volume ao modelo.

Análise Hyundai HB20 (arte KDesign)

Outro ponto interessante de design é o esquema de teto “flutuante” graças a um pequeno aplique logo após o desenho da janela traseira, que agora tem desenho mais ascendente. Agora, o calcanhar de aquiles dessa geração fica por conta da traseira: as lanternas são novas e têm um desenho em formato de bumerangue.

Análise Hyundai HB20 (arte KDesign)

A ideia era boa, mas o resultado não ficou tão harmônico assim. A lanterna se estende até quase metade da tampa do porta malas, o que deixa o visual muito pesado. Além disso, a tampa do porta malas ganhou 4 vincos – deixando a peça com visual bastante poluído.

Análise Hyundai HB20 (divulgação)

A parte mais triste da traseira (tirando as lanternas) é o para choque, com a região onde vai a placa vindo com desenho muito simples, enquanto as luzes de neblina e ré ficam meio dispersas do design geral. Outro detalhe que levou o carro diretamente para os anos 80 e 90 foram as rodas de liga-leve, que remetem muito a modelos como o Escort XR3.

  • O Ajuste

Com todo esse contexto em mente, procuramos na internet alguns modelos recentes da Hyundai, como o i30, i10 e outros para tentar amenizar o visual polêmico do novo HB20. Com base nisso, elaboramos essas projeções que mostram como poderia ser o HB20 se ele passasse por uma “harmonização facial”.

Hyundai HB20 (Projeção KDesign)

No caso da dianteira, mudamos as luzes de neblina – aumentamos o tamanho dela para deixá-lo mais proporcional em relação ao restante. Nas laterais, trocamos as rodas, pelas do i10 que foi apresentado recentemente na Europa, dando um visual mais esportivo ao modelo.

Hyundai HB20 (Projeção KDesign)

Já na traseira, pegamos o design do sedã Elantra que recebeu um facelift em 2018 e aplicamos ao hatch. Elas ainda invadem a tampa do porta-malas, bem como parte da lateral, mas tem um desenho mais moderno e retilíneo – combinando assim com as demais formas do HB20.

Hyundai Elantra (divulgação)

A tampa do porta malas perdeu 2 dos seus 4 vincos e a base do para choque recebeu um aplique preto e um novo nicho para as luzes de neblina e ré. Agora você, o que achou do design do novo HB20? E as nossas modificações, seriam bem aceitas?

Veja mais:

>> Fiat inaugura o Design Center Latam em Betim

>> Chevrolet Blazer x Camaro: design muito em comum

>> Volkswagen abre vagas de estágio em design

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva