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Compass híbrido será primeiro Jeep 4Xe no Brasil e chega ainda em 2021

Disputa entre os Jeep Renegade e Compass para estrear a família híbrida 4Xe no Brasil foi vencida pelo SUV médio

Jeep Compass 4Xe [divulgação]
Jeep Compass 4Xe [divulgação]

Além de confirmar a vinda de um Citroën eletrificado para o Brasil, Antonio Filosa, CEO da Stellantis para América do Sul, revelou planos da Jeep. A marca norte-americana de SUVs há tempos havia anunciado que traria um modelo 4Xe para o Brasil. Mas quem se tornaria híbrido primeiro: Renegade ou Compass? Ou até o Wrangler.

Contudo, em entrevista para a Folha de Pernambuco, Filosa revelou qual será o escolhido. Citando modelos elétricos e eletrificados, o executivo citou os planos para a Stellantis: “Até o final do ano deve chegar o 500, da Fiat, o Jeep Compass, assim como um Peugeot e outro Citroën”.

A escolha pelo SUV médio recaiu porque ele acabou de ser reestilizado e tem maior atenção da Jeep por enquanto. Além disso, é possível que o Renegade passe por mais uma mudança visual em breve.

Jeep Compass 4Xe [divulgação]
Jeep Compass 4Xe [divulgação]

GSE + tração traseira

O Compass 4Xe será importado para o Brasil, pois a Stellantis achou mais fácil trazer algumas unidades do modelo de fora do que produzi-lo localmente. Além do custo ser mais baixo. Ele é equipado com motor 1.3 GSE Turbo quatro cilindros a gasolina com 130 cv. É uma versão mais mansa do propulsor usado aqui no Brasil com tecnologia flex, o qual entrega 185 cv.

O motor a combustão é combinado a dois elétricos, um pequeno na dianteira e outro na traseira com 60 cv. Assim, o conjunto entrega 190 cv com a potência combinada dos três motores. A ideia por trás dos Jeep 4Xe é oferecer tração nas quatro rodas sem usar um sistema complexo de eixos como nos modelos diesel.

Jeep Compass 4Xe [divulgação]
Jeep Compass 4Xe [divulgação]
Como há um motor elétrico atrás para impulsionar o eixo traseiro, o 1.3 turbo está livre para despejar toda sua força na frente. A tração traseira entra em ação somente quando há necessidade de tração ou quando o motor elétrico é priorizado no uso. Isso resulta em consumo de 47,6 km/l quando os três motores funcionam juntos.

Segundo a Jeep, a autonomia em modo elétrico fica entre 49 a 52 km, dependendo do uso. Para carregar as baterias completamente, é preciso 5 horas em um carregador de 2,3 Kw ou 1h40 em um wallbox de 7,4 kW. A transmissão também muda em relação ao Compass padrão: é uma dupla embreagem de seis marchas.

Jeep Compass 4Xe [divulgação]
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