Destaque Novidades

Corolla chique? Toyota mostra o Allion, que não passa de um Corollão

Costume chinês de alongar os carros deu espaço para a Toyota criar um outro Corolla, que não usa esse nome na tampa traseira
Toyota Allion [divulgação] Corolla
Toyota Allion [divulgação]

Lá na China, é comum encontrar versões alongadas de modelos internacionais. Afinal, os locais privilegiam muito o espaço traseiro pois é comum ter motoristas particulares por lá. De olho nesse mercado, a Toyota apresentou o Allion, que nada mais é que um Corolla esticado.

O Corollão chinês adotou um novo nome e algumas modificações visuais para se diferenciar do modelo vendido no Brasil. Esse é o terceiro Corolla vendido na China, que conta com o modelo internacional, o Levin (versão americana) e agora o Allion. Por lá será vendido também o Corolla Cross, só para engrossar ainda mais o caldo.

Em relação ao sedã médio vendido no Brasil, o Toyota Allion é 5 cm mais longo por conta da ampliação do entre-eixos. Essa espichada é voltada a ampliar o espaço traseiro, ainda que não pareça tanto do ponto de vista prático.

Toyota Allion [divulgação]
Toyota Allion [divulgação]

Quase Camry

Esteticamente foram feitas modificações a fim de tornar o Allion mais sofisticado que o Corolla. Afinal, ele é um modelo mais caro. A dianteira, por exemplo, recebeu nova grade frontal filetada que se estende por toda parte frontal do para-choque. Ela se conecta às aberturas de ar laterais, que são maiores no Allion.

Novas rodas de liga-leve de 18 polegadas com desenho muito semelhante ao adotado no Camry ajudam o Corollão a parecer mais sofisticado. Contribui a isso os frisos cromados no entorno das janelas e a saia lateral.

Toyota Allion [divulgação]
Toyota Allion [divulgação]
Na traseira, o para-choque foi mantido inalterado, mas as lanternas ganharam novidades. Um friso vermelho com o nome Allion conecta as duas metades das lanternas. Ele substitui o friso cromado texturizado usado normalmente no Corolla. Até mesmo a parte inferior das lanternas recebe acabamento vermelho.

Por dentro além do espaço extra, o Corollão tem couro marrom e costuras tipo diamante para dar um ar mais sofisticado. O modelo tem freio de estacionamento eletrônico e todos os equipamentos disponíveis no sedã médio japonês.

Toyota Allion [divulgação]
Toyota Allion [divulgação]
Não foram feitas modificações mecânicas no Allion em relação ao Corolla. Ou seja, ele permanece com motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 178 cv ou 1.8 híbrido de 123 cv. A transmissão é sempre automática do tipo CVT, independentemente da versão.

>>Corolla Cross é um dos 10 carros mais vendidos de junho por enquanto

>>Toyota Corolla e Corolla Cross vendem praticamente o mesmo em maio

>>Corolla Cross chega aos EUA com desvantagem em relação ao Brasil

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar