Mercado Novidades

Corolla, Fiorino, Hilux, Série 3 e Strada são os que humilham rivais

Campeões de vendas em suas categorias, Corolla, Fiorino, Série 3, Hilux e Strada não enxergam concorrentes por perto
Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]
Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]

Há muito tempo é de conhecimento do brasileiro que o Toyota Corolla vende por mês mais do que todos os concorrentes somados. E também que ele tornou a categoria dos sedãs médios um jogo para corajosos e poucos. Mas o Corolla não é o único que faz seus concorrentes chorarem no cantinho da parede: BMW Série 3, Toyota Hilux, Fiat Fiorino e Fiat Strada também fazem isso.

Segundo números da Fenabrave, o Toyota Corolla representa hoje cerca de 70% das vendas anuais dos sedãs médios. Até abril, o acumulado nas vendas do modelo era de 12.835 unidades contra apenas 2.804 vendas do Chevrolet Cruze, o segundo colocado. Para piorar, o Corolla fez em março o dobro do que o Cruze conseguiu durante todo o ano de 2022.

Outro sedã que faz o mesmo estrago em sua categoria é o BMW Série 3. Entre os sedãs grandes e modelos de luxo, ele também representa algo próximo a 70%. Foram vendidos 1.643 unidades nesse ano, enquanto o Mercedes-Benz Classe C, modelo seguinte no ranking teve 477 emplacamentos. Sempre considerando de janeiro a abril.

BMW 320i M Sport [Auto+ / João Brigato]
BMW 320i M Sport [Auto+ / João Brigato]

Utilitários dominados

Entre os utilitários isso parece ainda mais comum. Temos a Fiat Fiorino, por exemplo, com 5.855 emplacamentos entre os primeiros quatro meses de 2022. O problema é que essa van compacta não tem concorrentes. Aliás, não tinha, pois agora a Peugeot lançou a Partner Rapid, que não passa de uma Fiorino com logo da Peugeot.

corolla
Fiat Fiorino 2022 [divulgação]
A Fiat ainda domina o segmento de picapes compactas com a Strada. Além de ser o carro mais vendido do Brasil, ela tem 29.675 unidades emplacadas ao longo do ano, enquanto sua rival Volkswagen Saveiro está com 1.570 unidades vendidas. Nem em um mês ruim a Strada vende tão pouco quanto o resultado anual da Saveiro.

Fiat Strada Volcano CVT [Auto+ / João Brigato]
Fiat Strada Volcano CVT [Auto+ / João Brigato]
Já a Toyota Hilux conseguiu chegar a esse nível de dominação do segmento somente em 2022. Com a queda da Chevrolet S10 e o enfraquecimento do restante da categoria, hoje ela tem 13.557 unidades emplacadas. A segunda colocada, que é a picape da GM, ficou com 8.297 vendas nos quatro primeiros meses do ano.

A força da Hilux no segmento é menor do que a de Corolla e Série 3, que dominam 70% de suas categorias e, obviamente menor que a da Strada que está bem próxima dos 90%. Contudo, a Toyota consegue emplacar quase o dobro da rival todo o mês e deixar todo segmento de caminhonetes médias para trás.

Toyota Hilux SRX [Auto+ / João Brigato]
Toyota Hilux SRX [Auto+ / João Brigato]

>>Strada Volcano CVT: picape automática mais barata do Brasil | Avaliação

>>BMW Série 3 é o Whopper do mundo dos carros | Avaliação

>>Toyota Hilux SRX: regalias de Corolla com apetite pela terra | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar