Destaque Mercado

Polêmico, Creta é o SUV mais vendido do Brasil. Pulse estreia no top 10

Ascenção do novo Hyundai Creta passa por cima de toda polêmica sobre o visual. Enquanto isso, Fiat Pulse estreia forte no ranking dos SUVs
Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]

O ano de 2021 é um dos mais importantes para o segmento de SUVs. Tudo começou com o lançamento de Toyota Corolla Cross e VW Taos como primeiros incômodos do Jeep Compass. Mais recentemente, o Hyundai Creta ganhou uma nova e polêmica geração, enquanto a Fiat marcou sua estreia no segmento com o Pulse. E ambos brilharam em novembro.

SUV mais vendido do Brasil em novembro, o Hyundai Creta tomou do Jeep Renegade a liderança no segmento. As vendas do modelo coreano estão em ascensão forte desde a estreia da nova geração. E como recentemente comentamos aqui no Auto+, por mais que o chamem de feio, isso tem dado muito resultado para a marca.

Prestes a ser renovado, o Jeep Renegade caiu de posição para o quinto lugar. O vai e volta do SUV compacto se deve por conta da troca de ano-modelo e a estreia da variante reestilizada que deve acontecer em breve – provavelmente antes do fim do ano por conta da aposentadoria do motor 1.8 E.Torq.

Jeep Renegade Moab [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Moab [Auto+ / João Brigato]
Isso também parece ter mexido com os ânimos do Jeep Compass, que desceu para o terceiro lugar e teve volume de vendas mais baixo em novembro. No levantamento feio pela Fenabrave, o SUV médio líder de sua categoria vendeu cerca de 800 unidades a menos. Isso foi suficiente para ser atropelado pelo Chevrolet Tracker, que foi catapultado da quinta colocação.

Sobe e desce dos SUVs

Subindo três posições, o Nissan Kicks agora é o único carro que a marca japonesa produz no Brasil. Recentemente ganhou mais espaço na fábrica para atender a demanda local e por isso tem vendido significativamente mais. Por outro lado, o Honda HR-V, em clima de despedida dessa geração, caiu duas posições. Já o Toyota Corolla Cross subiu uma.

Nissan Kicks Sense Manual [Auto+ / João Brigato]
Desde que se tornou parte do grupo Stellantis, a Citroën tem obtido números cada vez mais expressivos de vendas. Prova disso é que o C4 Cactus teve participação recorde em novembro e conquistou a nona posição. Ele está à frente do Fiat Pulse, mas isso não é demérito do estreante, muito pelo contrário.

O Fiat Pulse já figurou entre os dez SUVs mais vendidos do Brasil em seu primeiro mês nas concessionárias. Esse é um feito impressionante, visto que o Volkswagen Taos, que tanto prometeu, se esforça para tentar aparecer por aqui e raramente consegue.

Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]

SUVs mais vendidos em novembro

  1. Hyundai Creta – 6.099 unidades
  2. Chevrolet Tracker – 6.073 unidades
  3. Jeep Compass – 5.287 unidades
  4. Volkswagen T-Cross – 4.725 unidades
  5. Jeep Renegade – 4.233 unidades
  6. Nissan Kicks – 3.556 unidades
  7. Toyota Corolla Cross – 3.454 unidades
  8. Honda HR-V – 2.868 unidades
  9. Citroën C4 Cactus – 2.457 unidades
  10. Fiat Pulse – 2.228 unidades

>>Nissan Kicks Sense manual: sensatez e diversão andam juntas | Avaliação

>>Pulse 1.3 vs Argo Trekking 1.3: por que o hatch não vale à pena?

>>Fiat Pulse traz o que o Argo tem de melhor e além | Impressões

Sobre o autor

João Brigato

5 Comentários

Clique aqui para comentar