Destaque Novidades

Cross: Toyota revela crossover baseado no Yaris

Inspirado no Yaris europeu, novo modelo virá com motor híbrido
Toyota Yaris Cross (divulgação)

O Toyota Yaris ganhou uma nova versão para sua gama… na Europa. Sim, a marca japonesa apresentou ao mundo o novo Yaris Cross, versão com apelo aventureiro e desenho inédito em relação ao Yaris vendido no velho continente (o Yaris brasileiro é diferente por seguir o projeto do modelo tailândes).

Em relação ao visual, como já dissemos, o Yaris Cross carrega um desenho próprio. Na dianteira, ele não nega inspirações no SUV médio da marca, o RAV4, ao trazer faróis com luzes diurnas de LEDs, grade dianteira grande e caixas de roda com linhas mais quadradas. Na traseira, ele traz lanternas interligadas por um plástico preto – solução parecida ao do Volkswagen T-Cross.

Toyota Yaris Cross (divulgação)

De acordo com a Toyota, em relação ao hatch o Yaris Cross é 24 centímetros mais comprido, 2 cm mais largo e 9 cm mais alto. Para arrematar o estilo e causar a impressão de maior porte, o crossover pode vir equipado com rodas de 18 polegadas. Na ficha técnica, ele tem 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,56 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, suas medidas são próximas do C4 Cactus, que tem 4,17 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos.

Toyota Yaris Cross (divulgação)

Na cabine, destaque para a central multimídia no alto da parte central do painel, bem como o revestimento combinando preto e marrom e a luz ambiente em azul (debaixo do painel e nas maçanetas internas) para aumentar a sensação de requinte.

Debaixo do capô, a motorização disponível para o Yaris Cross por enquanto será um motor três cilindros 1.5 gasolina combinado a um propulsor elétrico que, juntos, rendem 116 cv. Interessante que o elétrico aciona o eixo traseiro em condições de menor aderência ao solo, enquanto o eixo dianteiro é tracionado pelo motor a combustão, fazendo do crossover um modelo com tração integral.

Toyota Yaris Cross (divulgação)

Com produção confirmada para a fábrica de Valenciennes, na França, o Yaris Cross terá na Europa concorrentes como Ford Puma (derivado do Fiesta), Nissan Juke e Renault Captur (que por lá é baseado no Clio). As vendas começarão apenas em 2021.

Veja mais: 

>> Três cilindros e 260 cv: conheça o Toyota GR Yaris

>> Novo Toyota Yaris europeu é revelado

>> Andamos no novo Toyota Yaris Sedã, o mini-Corolla

Sobre o autor

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar