Destaque Novidades

Cupra Formentor VZ5 é um Porsche Macan para as massas

SUV de proporções mais contidas e temperamento verdadeiramente esportivo que não custa o preço de um Porsche Macan? Conheça o Cupra Formentor VZ5
Cupra Formentor VZ5 [divulgação] Porsche Macan
Cupra Formentor VZ5 [divulgação]

A Seat está empenhada verdadeiramente em tornar a Cupra uma marca de carros esportivos que não custem o mesmo que a turma premium. Prova disso é que ela trouxe o tempero do Porsche Macan para as massas com o novo Cupra Formentor VZ5.

Baseado na plataforma MQB, o Cupra Formentor VZ5 é o modelo mais caro e mais potente da grife de esportivos da Seat. Ele conta com o mesmo motor 2.5 TFSI cinco cilindros turbo da Audi. Esse motor, vale lembrar, é usado pelo TT RS e pelo Q3 RS – ambos modelos posicionados mercadologicamente acima do Formentor.

No SUV esportivo são 390 cv e 49 kgfm de torque. Números esses capazes de levar o Formentor VZ5 a 100 km/h em 4,2 segundos. Comparando ao primo da Audi, o Cupra é 0,3 segundo mais rápido na prova de aceleração e tem 10 cv a mais. A velocidade máxima é de 250 km/h.

Cupra Formentor VZ5 [divulgação]
Cupra Formentor VZ5 [divulgação]
Assim como os modelos da Audi, o SUV espanhol traz tração integral 4Drive e transmissão automatizada de dupla embreagem DSG com sete marchas. Em relação ao Formentor VZ com motor de quatro cilindros, o novo modelo com coração de Audi tem suspensão 10 mm mais baixa e controle eletrônico de chassi com 15 níveis de ajuste para suspensão.

Esportivo também no visual

Ele conta também com freios Akebono reforçados com seis pistões na dianteira. As rodas de liga-leve de 20 polegadas também são exclusivas da versão VZ5. Outro elemento de design que é único dessa versão é a pintura cinza Taiga fosca. Ele ainda traz as cores Preto Midnight, Cinza Magnetic Tech Matt e Azul Pretol Matt.

Cupra Formentor VZ5 [divulgação]
Cupra Formentor VZ5 [divulgação]
Além da carroceria visivelmente musculosa, o Cupra Formentor VZ5 conta com grade frontal maior e contornada em preto. Os para-choques são esportivos, com direito a entradas de ar generosas na dianteira e saída quadrupla de escape na traseira.

Lanternas traseiras conectadas são típicas da Seat, enquanto o teto arqueado quase como um cupê faz lembrar do primo Porsche Macan. Por dentro o modelo conta com acabamento cobre, couro por todo painel, volante esportivo com botão de partida na direita e central multimídia com tela grande flutuante.

Cupra Formentor VZ5 [divulgação]
Cupra Formentor VZ5 [divulgação]
Infelizmente como a Seat não atua no Brasil, não teremos a oportunidade de ver uma das 7 mil unidades programadas para produção do novo Cupra Formentor VZ5. O modelo será vendido na Europa no último quadrimestre do ano, quando seus preços serão revelados.

>>Avaliação: Audi Q3 Black é prova que luxo não tem que ser esportivo

>>Porsche desenvolve combustível sintético para substituir gasolina

>>Audi A4 2021 vive mundo diferente de Classe C e Série 3: Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva