Nem todos os carros que saíram de linha foram fracassos retumbantes de vendas. Pelo contrário, muitas vezes um modelo querido pelo público deixa o mercado simplesmente porque seu tempo já passou. Existem casos em que a montadora passa por uma reestruturação profunda e decide focar em outros segmentos, o que força uma reformulação completa no portfólio.
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Independentemente do motivo, cada um dos modelos desta lista saíram de linha mesmo tenho inúmeros fãs no mercado brasileiro. Por isso, há quem sinta falta de algum deles até hoje, mesmo existindo opções mais modernas ou até gerações mais recentes.
Hyundai Tucson
A primeira geração do Tucson foi um sucesso tão grande que a CAOA se recusava a tirá-lo de linha. Tanto que o modelo conviveu por um bom tempo com suas duas gerações mais novas, o ix35 e o New Tucson, sendo que este último é vendido até hoje.
E mesmo sendo mais modernos que o pioneiro, nenhum dos dois conseguiu repetir o sucesso da primeira geração. O ix35 até vendeu bem, mas sem conquistar o mesmo prestígio do Tucson mais velho que, mesmo envelhecido, ainda tinha clientes fiéis até a sua despedida do mercado, em 2018.
Chevrolet Prisma
O Prisma nasceu e morreu duas vezes no Brasil. Primeiro, entre 2006 e 2011, o sedã era derivado do Celta, usando a mesma frente que o hatch. Quando renasceu, em 2012, ele já era derivado do primeiro Onix, e evoluiu bastante quando comparado ao primeiro modelo.
Quando a Chevrolet lançou a segunda geração do Onix, em 2019, a marca optou por batizar o sedã de Onix Plus, retirando novamente o nome Prisma. Porém, o modelo ainda sobreviveu um tempo depois, agora chamado de Joy Plus, mas saiu discretamente de linha, com as versões de entrada do Onix Plus assumindo o seu lugar na gama de sedã mais barato da GM.
Ford Ka (e EcoSport)
Dentre todos os carros que saíram de linha desta lista, o fim do Ka e do EcoSport foi o mais surpreendente. Afinal, o fim da produção dos modelos aconteceu junto ao comunicado bombástico de que a Ford iria encerrar a produção nacional de seus modelos.
Algum tempo antes, a marca já tinha deixado de vender alguns de seus principais sucessos, como o Focus e o Fiesta. No entanto, a súbita retirada de Ka e EcoSport foi chocante, principalmente porque o hatch e seu irmão sedã tinham bons números de venda, mas que não foram suficientes para impedir a saída de mercado em 2021.
Fiat Uno
O Fiat Uno acabou tendo duas despedidas do mercado brasileiro. A primeira foi em 2013, quando a exigência de airbags e freio ABS a partir de 2014 fez a Fiat descontinuar o Mille, a primeira geração do hatch, que se despediu com uma bonita série especial.
Em 2022, foi a vez da segunda geração do Uno, lançada em 2010, deixar o mercado. Novamente, uma série de despedida foi feita, chamada de Ciao, encerrando definitivamente o capítulo do hatch no mercado brasileiro, para a tristeza dos fãs.
Volkswagen Gol
Um dos maiores símbolos da Volkswagen e líder de mercado por quase 30 anos, o Gol se despediu no fim do último ano. O adeus foi marcado pela série de despedida Last Edition, com 1.000 unidades numeradas e um preço bem alto.
Só que, para seu lugar, a VW deixou o Polo Track, e inclusive fez um comercial em que os dois carros batem uma bola, em uma referência de que o Gol estava passando a vez para um projeto mais novo.
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