Nos últimos anos, têm sido cada vez mais difícil encontrar carros verdadeiramente ruins. Mas daquele tipo péssimo mesmo, que é impossível qualquer um recomendar. Recentemente nos EUA, o Vinfast VF8 foi considerado uma grande porcaria por parte da imprensa local.
Por isso, reunimos aqui cinco carros que já foram vendidos no Brasil e que são tão ruins (ou até piores) do que o SUV elétrico vietnamita. E a situação é tão séria que, se estiver considerando comprar qualquer um desses modelos, desista agora.
Effa M100
![Effa M100 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/pecahoje-blog-effa-m100-4-750x457.jpg)
A situação é tão feia que a revista Quatro Rodas interrompeu os testes de Longa Duração com o modelo por conta do altíssimo risco de vida que os repórteres enfrentavam cada vez que dirigiam o M100. É o tipo de carro que não vale à pena se ter nem de graça.
Qualquer automatizado de embreagem única

As trocas eram sempre cheias de trancos e esses câmbios costumam dar muito problema e quebrar. Não vale à pena comprar nenhum Fiat Dualogic / GSR, Volkswagen i-Motion, Chevrolet Easytronic ou Renault Easy’R, Não à toa, todos eles tem apelidos maldosos: i-Tranco, EasyTranco ou Dualtranco.
Fiesta e EcoSport Supercharger

O motor andava pouca coisa melhor que o 1.0 aspirado, mas bebia tanto quanto o 1.6 aspirado. No EcoSport, por conta do peso maior e da aerodinâmica de tijolo, o consumo era altíssimo e a performance pífia. Esses motores também custam caro para fazer manutenção e quebram quase o mesmo tanto que os câmbios Powertshift.
Chevrolet Agile

É melhor economizar um pouco e levar um Celta para casa ou tentar elevar o orçamento em busca dos primeiros Onix, dois verdadeiros Chevrolet robustos, do que levar o Agile para casa. E, para piorar a situação, ele foi vendido com o terrível câmbio Easytronic por um período bem curto. Não é raro porque é um modelo exclusivo, mas sim por ser ruim.
Carros da Lifan
![Lifan 530 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/07/lifan_530_10_edited-750x450.jpg)
Seu modelo mais vendido, o X60, tinha suspensão molenga que o tornava perigoso em curvas. Já o 530 foi o pior carro que dirigi na vida. Durante uma semana de testes, o para-choque e o para-lama se soltaram do nada, o porta-malas abria quando queria e todos que o conduziram, queimaram a embreagem. E há quem defenda a marca.
>>Carros bons que inexplicavelmente não são vendidos no Brasil
>>10 carros registrados no Brasil, mas nunca vendidos aqui
>>5 carros proibidos para os brasileiros, mas produzidos aqui



Sobre o lifan 530, tenho um e é um excelente carro. Estável nas curvas, confortável, bem econômico. O único problema é a dificuldade em conseguir as peças. De resto não tem oq reclamar.
Não pode se julgar o carro, por um que pegou com defeito.
Minha Lifan X60, tem a mesma qualidades das EcoSport e AirCross que tive!
Sério q é preferível economizar em um Celta ao invés de levar um Agile…kkkkk
Quem fala mal do Agile nunca teve um.
Troquei meu agile por um Onix e só me arrependi.
Vários itens padrão do Agile n estão nem na categoria “luxo” do Onix. Como trava automática de velocidade e faróis automáticos, sem falar no porta malas do Onix que é RIDÍCULO!
Celta nolugar de agile, bem a pessoa que fizer esta troca, não tá pensando direito pois, no Celta a pessoa tem que ser menor que 1,80 pois o celta é apertado, não pode viajar pois o espaço do porta-malas é pequeno, resumindo o celta e para uma pessoa solteira já o agile é para a família é bem espaçoso tem muita tecquinologia, fala sério ?