Curiosidades Destaque

Dez carros conceito mais feios que suas versões de produção

Na grande maioria dos casos, os carros conceito são bem mais bonitos do que os modelos de produção. Mas esses modelos não
carros
Bentley EXP 9 F Concept [divulgação]

Carros conceito servem para mostrar a visão de uma montadora para o futuro. Muitas vezes antecipam modelos de produção, outras apenas uma futura linguagem de design de uma marca. Mas o que é praticamente garantido é que o caro de produção vai ser bem mais sem graça que o conceito.

Contudo, às vezes o movimento é o contrário e os carros conceito são mais feios que os modelos de produção. Por isso, reunimos aqui nessa lista cinco exemplos desse raro fenômeno.

Mazda RX-8

A nostalgia às vezes tem um bom efeito. Durante uma partida de Gran Turismo 4, um jogo da minha infância, me deparei com o Mazda RX-8 Concept apresentado em 2001 em uma corrida junto a outros Mazda RX-8, mas de produção. E a diferença entre eles era visualmente brutal. E justamente isso que incentivou a criar essa lista.

O conceito tinha frente inexpressiva, com entradas de ar pequenas demais e sem graça. O para-lama dianteiro bem marcado, elemento visual mais forte do RX-8, era amansado no conceito. Além disso, a traseira com lanternas invertidas criava um ar tristonho e pouco emocional. Por sorte o modelo de produção é bem mais bonito.

Nissan GT-R Proto

Apresentado em 2001, o primeiro protótipo do Nissan GT-R como um modelo separado do Skyline já trazia muito do carro de produção que só chegaria seis anos depois. Mas ainda bem que a Nissan teve mais tempo para cozinha-lo. O protótipo tinha traseira quadrada demais que não contrastavam de maneira interessante com as lanternas redondas.

A dianteira tinha grade sem graça quadrada e faróis escorridos. É possível ver que todas as linhas básicas do modelo final estava lá, mas foram cuidadosamente lapidadas até a versão final. Não por um acaso, hoje o GT-R é um dos carros da Nissan a permanecer na mesma geração por muito tempo.

Ford 427

O caso do Ford 427 é um tanto quanto controverso porque o conceito não é feio. É que o Fusion é bem mais bonito. Semelhante ao caso do GT-R Proto, o conceito da Ford passou por uma forte lapidação de seu design antes de chegar ao modelo final. Mas as linhas básicas todas estavam lá, ainda que parecesse um Fusion de Play Station 1.

Apresentado em 2003, o 427 só se tornou Fusion exatos dois anos depois. Para o modelo final, a frente ficou menos achatada e mais aerodinâmica, dando um ar mais contemporâneo. Já as lanternas traseiras triangulares vieram no lugar das retilíneas e sem graça do conceito. A única diferença é que o 427 tinha motor V10 7.0, algo que o Fusion nunca chegou perto de ter.

Citroën C-SportLounge

Um dos carros da Citroën / DS mais bonitos já feitos na história escapou de ser mais uma minivan. Revelado como Citroën C-SportLounge Concept em 2005, o modelo se transformou em DS 5 cinco anos depois. Na versão de produção, ganhou capô mais reto, teto mais baixo e perdeu o ar de minivan para se tornar algo que ninguém consegue encaixar em uma categoria.

O friso cromado que liga os faróis à janela lateral e o teto com efeito flutuante na traseira estavam lá. Assim como o desenho esportivo dos faróis, que no conceito lembravam mais até os do C3. Contudo, a traseira mudou radicalmente e o DS 5 ficou bem mais belo que o conceito no qual ele se inspirou.

Bentley EXP 9 F

Quando o mercado de SUVs já explodia no mundo, a Bentley entendeu que havia espaço para um modelo superluxuoso de sua marca. Pena que o EXP 9 F tenha sido uma grande decepção para os fãs da marca. O conceito de 2012 tinha dianteira quadrada e antiquada, linha de cintura muito baixa e traseira caída.

Não à toa, a Bentley demorou quatro anos entre a revelação do conceito até o lançamento do Bentayga. Ao invés de se inspirar no Mulsanne, o Bentayga partiu para as linhas do carro mais querido da marca britânica: o Continental. E deu certo, hoje ele é reconhecido pelo belo design e ajudou a Bentley a crescer nas vendas.

>>Cinco carros legais da Toyota que não são vendidos no Brasil

>>5 carros legais que a Fiat só vendeu no Brasil

>>Cinco ideias geniais da Fiat que mudaram os carros para sempre

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Os dois carros que mais amo estão aí, Fusion de primeira geração (o primeiro modelo) e o DS-5.
    O Fusion eu tenho, agora vou comprar o DS-5.