Curiosidades Destaque

Os dez carros mais potentes fabricados no Brasil

Com passaporte do Brasil, esses dez carros são os mais potentes que encontramos saindo diretamente de fábricas nacionais
CAOA Chery Tiggo 7 PRO [Auto+ / João Brigato]
CAOA Chery Tiggo 7 PRO [Auto+ / João Brigato]

Como na lista dos carros mais potentes à venda no Brasil só havia modelos importados, chega uma nova parte do compilado. Só que dessa vez, apenas carros que são fabricados em solo nacional. Aqui o destaque vai para a grande presença de SUVs e picapes entre os modelos com maior cavalaria.

Vale ressaltar que alguns modelos presentes na lista figuraram duas vezes por conta de motores diferentes. Além disso, para ser elegível à lista, a versão em específico deve ser fabricada no Brasil. Por isso, modelos como Volkswagen Amarok V6 foram descartados por serem produzidos na Argentina.

  1. BMW X3 e X4 – 387 cv

Recentemente renovados no Brasil, os irmãos X3 e X4 se apresentam na lista como os únicos acima de 300 cv. Aqui, eles são representados pelas versões esportivas M40i. Debaixo do capô reside um 3.0 de seis cilindros em linha que despeja 387 cv e 50,9 kgfm de torque no asfalto.

  1. Land Rover Range Rover Evoque e Discovery Sport – 250 cv

Com produção recentemente retomada no Brasil, o Land Rover Range Rover Evoque se junta ao seu irmão Discovery Sport na lista dos carros mais potentes feitos por aqui. O 2.0 Ingenium 4 cilindros turbo a gasolina conta com 250 cv e 36,3 kgfm de torque.

  1. BMW X1 – 231 cv

BMW X1 M Sport [divulgação]
BMW X1 M Sport [divulgação]
Em sua versão mais potente, a xDrive25i, o BMW X1 também marca presença como o menor modelo da lista. Seu 2.0 quatro cilindros turbo ainda aparecerá mais vezes aqui no ranking dos carros mais potentes fabricados no Brasil, mas no SUV entrega 231 cv e 35,7 kgfm de torque.

  1. Chevrolet S10 flex – 206 cv

Chevrolet S10 LTZ 2022 [divulgação]
Chevrolet S10 LTZ 2022 [divulgação]
Com grande risco de sair de linha na virada do ano, a Chevrolet S10 flex é a primeira picape a figurar na lista. Com 206 cv e 27,3 kgfm de torque, ela é a única caminhonete média a beber gasolina ou etanol que ainda está disponível no Brasil. Vale lembrar que apenas S10 e L200 são fabricadas no Brasil, as demais picapes vem da Argentina por isso ficaram de fora da lista.

  1. Chevrolet S10 diesel e Trailblazer – 200 cv

Colado em potência com sua irmã flex, a S10 diesel entra na 5ª posição do ranking junto do SUV Trailblazer. Com o 2.8 quatro cilindros turbo diesel, são 200 cv e 51 kgfm de torque. Ou seja, são 6 cv a menos que o modelo flex, mas quase o dobro de torque. O SUV Trailblazer, vale lembrar, só é vendido com motor diesel.

  1. Land Rover Discovery Sport diesel – 199 cv

Land Rover Discovery Sport
Land Rover Discovery Sport [divulgação]
Novamente presente na lista, mas dessa vez com motor diesel, o Land Rover Discovery Sport traz 199 cv e 43,8 kgfm de torque. Tal qual o modelo a gasolina, o motor é um 2.0 quatro cilindros turbo, só que por aqui entrega mais torque, mas menos potência.

  1. BMW X1 – 192 cv

BMW X1 (divulgação)

Novamente na lista, o BMW X1 agora aparece na versão sDrive20i. O 2.0 quatro cilindros turbo é o mesmo, mas com 192 cv e 28,5 kgfm de torque. Seu irmão Série 3 usa o mesmo motor, mas por culpa de um cavalo a menos que o último colocado, ficou de fora da lista dos dez carros mais potentes fabricados no Brasil.

  1. Mitsubishi L200 Triton– 190 cv

carros
Mitsubishi L200 Triton Sport [divulgação]
Além da Chevrolet S10 a única outra picape média que é fabricada no Brasil (as demais são feitas na Argentina) é a Mitsubishi L200 Triton. Todas as versões da caminhonete, incluindo da geração antiga ainda à venda, usam motor 2.4 quatro cilindros turbo diesel de 190 cv e 43,9 kgfm de torque.

  1. CAOA Chery Tiggo 7 PRO e Tiggo 8 – 187 cv

Atualmente os SUVs médios generalistas mais potentes à venda no Brasil, os CAOA Chery Tiggo 7 PRO e Tiggo 8 trazem um 1.6 quatro cilindros turbo debaixo do capô. Bebendo apenas gasolina, os modelos entregam 187 cv e 28 kgfm de torque.

  1. Fiat Toro, Jeep Commander e Compass – 185 cv

Aguardando ainda a entrada do Jeep Renegade a esse quarteto, os últimos colocados da lista têm números verdadeiramente respeitáveis. Os irmãos Jeep Compass e Commander, além da picape Fiat Toro entregam 185 cv e 27,5 kgfm de torque em seu motor 1.3 quatro cilindros turbo. Um motor menor, mas quase tão potente quanto o 1.6 da CAOA Chery.

>>Jeep Renegade 4×4 agora é flex: SUV de shopping ou off-road de verdade? | Vídeo

>>CAOA Chery Tiggo 7 PRO faz esquecer totalmente o antigo | Impressões

>>Jeep Compass Longitude turbo é o sonho da classe média | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva