Destaque Novidades

Dia do Motorista: 5 hábitos que te fazem ruim ao volante

No dia do motorista, conheça alguns hábitos que te fazem um mau exemplo de convivência no trânsito e que prejudicam a todos
Luz de neblina [divulgação]
Luz de neblina [divulgação]

No trânsito estamos todos no mesmo barco, por isso é preciso que todos respeitem as leis de trânsito e tentem conviver harmonicamente. Por isso, reunimos aqui no dia do motorista cinco hábitos terríveis que te fazem uma pessoa ruim ao volante – mesmo que você seja um piloto profissional.

Luz de neblina acesa

Como o próprio nome já diz: a luz de neblina é para ser usada durante uma situação de neblina. Ela é mais baixa e forte que a luz de posição padrão e isso causa desconforto para os olhos de outro motorista. Para quem está dirigindo o carro com esse quase farol traseiro aceso, não há incomodo, mas quem fica atrás, reclama.

Luz diurna de LED a noite

Chevrolet Blazer SS [divulgação]
Chevrolet Blazer SS [divulgação]
Assim como no exemplo anterior, a luz diurna de LED é para ser usada durante o dia. Contudo, alguns carros sem acendimento automático dos faróis ou com painéis que acendem sempre fazem com que o motorista ache que está com faróis ligados, não com a luz diurna. Ela é menos focada e muito forte, causando ofuscamento fortíssimo se usada à noite.

Escola de samba

motorista
[Auto+ / João Brigato]
Escutar música alta no carro é uma delícia, mas o outro motorista não é obrigado a escutar sua playlist de gosto duvidoso no Spotify. Por isso, feche os vidros quando ouvir música alta, especialmente se o trânsito estiver parado ou caótico, o que evita muito estresse alheio. Nem é preciso falar do quão péssimo é rodar no trânsito ao lado de uma caminhonete com som na caçamba.

Lerdeza na esquerda

[reprodução]
[reprodução]
Em alguns países, a faixa da esquerda é usada somente para ultrapassagens. Aqui no Brasil deveria ser assim também, mas um motorista ou outro tem costume de rodar na primeira faixa abaixo do limite da via travando todo o trânsito. Se você quer rodar devagar, vá para as faixas mais à direita ou no meio e deixe a esquerda para quem quer andar rápido, mesmo que estejam acima da velocidade máxima (nesse caso, problema de quem tomar multa).

Vinganças

motorista
(reprodução)

Um motorista mais esquentadinho tem mania de se vingar de um outro distraído ou que fez algum tipo de barbeiragem. Se você tomou uma fechada, uma buzinada ou uma farolada na traseira, não há necessidade alguma de fazer a mesma ação com o outro condutor apenas por vingança. Já diria o Seo Madruga: “vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”.

>>5 mentiras que te contam sobre os carros vendidos no Brasil

>>5 mentiras que montadoras inventaram sobre seus carros no Brasil

>>Volkswagen diz que seus carros ficarão ainda mais parecidos

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Não é só no transito que som alto incomoda. A rua de minha casa se tornou retorno de uma avenida. Esses playboyzinhos que quer pagar de descolado, passa na aqui na frente com o som estourando. No horário de trânsito é impossível assistir um filme sem ser perturbado pelo menos umas 8 vezes

  • Luz de neblina ligada sem necessidade, isso incomoda bastante, volta e meia já chego com o farol alto ligado atrás e aí já me torno o motorista vingativo, pior ainda então se o carro tiver não uma mas sim duas luzes de neblina traseira, aí vc é maneta².