Novidades Serviço

Documento digital CRLV já teve 2,6 milhões de unidades emitidas; saiba como tirar o seu

Versão digital do CRLV tem mesma validade do documento de papel
(reprodução)

Em tempos de pandemia por conta do Coronavírus, fábricas pararam linhas de produção e parte dos serviços foram suspensos. Mas ainda é possível dar um jeito de ter acesso a alguns serviços, como emitir seu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em formato digital. Prova disso é que, desde que foi lançado, o CRLV digital teve mais de 2,6 milhões de unidades emitidas.

Para ter o documento digital, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no seu smartphone. É possível também acessar o documento digital pelo Portal de Serviços do Denatran, ou mesmo pelo portal do Detran (disponível em alguns estados). Vale lembrar que o documento digital é liberado somente quando é feito o pagamento de todos os débitos relacionados ao veículo (taxa de licenciamento, seguro DPVAT, multas, etc).

(divulgação)

“O CRLV Digital possui o QR Code Vio que garante a integridade do documento mesmo quando impresso em papel comum, dispensando assim o papel-moeda”, reforça o gerente de Soluções de Gestão de Trânsito no Serpro, Diego Migliavacca. Com isso, fica muito mais fácil de tirar uma segunda via: “A tecnologia do CRLV possibilita ao cidadão o acesso remoto ao documento do carro, e a impressão desse documento quantas vezes quiser, em casa mesmo, sem precisar comparecer presencialmente ao Detran e sem pagar nada”.

Assim como a CNH Digital, o CRLV digital pode substituir os documentos em papel. Ou seja, a versão digital (que pode ser acessada mesmo sem internet) é obrigada a ser aceita pelo agente fiscalizador em uma abordagem, por exemplo. Se por acaso o agente recusar, basta registrar a ocorrência no órgão de trânsito onde trabalha, no próprio Denatran e também nas ouvidorias.

Outra vantagem da versão digital do documento é que pode ser compartilhado com até 5 pessoas, seja da família ou amigos que usam o mesmo carro. E o Serpro adianta uma novidade que será lançada em breve: “trata-se da funcionalidade para que uma pessoa jurídica, proprietária de um veículo, compartilhe, via aplicativo CDT, o CRLV com uma pessoa física. Além disso, está prevista a possibilidade de retenção administrativa do documento digital por um agente de fiscalização”, afirma o gerente do órgão.

O CRLV 100% digital está disponível para veículos registrados no Distrito Federal e em diferentes estados do país, com exceção de Pará, Rio Grande do Norte e Tocantins, que tem até 30 de junho de 2020 para fazer a adesão – segundo deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Confira a quantidade de CRLV Digital emitida em cada Estado:

(divulgação)

Veja mais:

>> Governo libera motorista com CNH vencida devido ao coronavírus

>> É motorista de aplicativo? Saiba como barrar a Covid-19

>> Coronavírus exige higienização também dentro do carro

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar