Destaque Novidades

Dodge terá SUV para substituir o Journey, mas nem um Stellantis ele é

Divisão mexicana da Dodge é uma verdadeira bagunça e agora venderá um SUV chinês no lugar do Journey
Dodge SUV 2022 [divulgação]
Dodge SUV 2022 [divulgação]

O Dodge Journey foi um dos SUVs mais longevos da história da Stellantis. Ainda que não tenha sido um sucesso, manteve bons números de vendas por anos. Agora, a marca norte-americana tem pronto seu substituto, mas ele não é exatamente o que esperávamos. Aliás, nem um modelo verdadeiro do grupo criado por PSA e FCA ele é.

O novo SUV da Dodge será vendido somente no México por enquanto. E por lá, a marca é uma verdadeira bagunça. Ela já vende modelos da Hyundai com outro logo, ofereceu o Siena por muitos anos e hoje tem um sedã de baixo custo da Mitsubishi em seu portfólio junto do Fiat Tipo sedã com outro nome.

Assim como a zueira no Brasil, a bagunça da Dodge mexicana também não tem limite. A marca pegará o SUV chinês GAC Trumpchi GS5 e venderá na terra da tequila como um legítimo Dodge. Não será o primeiro carro da China à venda por lá, afinal a JAC atua no México, mas será a primeira marca americana a oferecer um produto vindo do outro lado do mundo.

Dodge SUV 2022 [divulgação]
Dodge SUV 2022 [divulgação]
O GAC Trumpchi GS5 é um dos melhores SUVs chineses à venda hoje, pertencendo a uma marca que ensaiou vender seus carros nos EUA. Contudo ele não é um Dodge. Muito menos um Fiat e menos ainda um Peugeot. Nas medidas ele marca 4,69 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,72 m de altura, porte próximo ao Jeep Commander.

Ao contrário da maioria dos Dodge que contam com motores V8 poderosos, o novo SUV mexicano será equipado com um pacato 1.5 quatro cilindros turbo. São 150 cv e 23,8 kgfm de torque, ou seja, menos que os 25,5 kgfm do 1.4 TSI do Volkswagen Taos, o qual tem mesma potência. O câmbio é automático de seis marchas.

Dodge SUV 2022 [divulgação]
Dodge SUV 2022 [divulgação]

>> Commander muda visual dias depois da estreia do modelo nacional

>>Jeep Commander chamará Meridian fora do Brasil e será híbrido diesel

>>Commander só prova que a Jeep foi lá e fez de novo | Impressões

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Para quem acha que carro chinês disfarçado é uma novidade, no nosso mercado há outros: Ford Territory, Chevrolet Onix plus, VW Taos, Chevrolet Tracker, Traiblazer (a versão chinesa é cotada para vir, para ficar entre o Tracker e o Equinox) entre outros modelos mais…

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva