Novidades

Dodge produz último Viper em Detroit

Superesportivo sai de cena equipado com motor V10 8.4 de 654 cv

Os entusiastas dos superesportivos “raíz” acabam de perder um modelo: o Dodge Viper. Sim, o último carro saiu da linha de produção de Detroit (Estados Unidos) na última quarta-feira (16), com sua imagem sendo eternizada no Instagram de Ralph Gilles, chefe de design da FCA.

Gilles foi o responsável pelo retorno da última geração do Viper em 2012. “A quinta geração teve um ótimo ciclo de cinco anos e a plataforma do Viper, que não mudou tanto com o tempo, teve um grande ciclo de 25 anos!”, escreveu em seu Instagram o executivo.

So long… #Viper

Uma publicação compartilhada por @ralphgilles em

O anúncio do fim da produção do Dodge Viper foi feito ano passado, quando o superesportivo “made in America” completava 25 anos (o modelo foi lançado em 1992) – momento também registrado nas imagens. Para não passar em branco, em 2016 a marca lançou cinco versões limitadas em homenagem ao Viper: 1:28 Edition ACR, GTS-R Commemorative Edition ACR, GTS-R Voodoo II Edition ACR, Snakeskin Edition GTC e Dodge Dealer Edition ACR.

Primeira geração do modelo, de 1992 (reprodução)

O principal motivo para a “víbora” deixar de ser produzida é que a partir de 2018 todos os veículos fabricados nos Estados Unidos deverão sair de fábrica com airbags laterais. Para isso, a FCA teria que investir um montante alto para fazer as alterações necessárias no projeto do Viper, ideia inviável por conta da baixa demanda do modelo.

No final de julho, o superesportivo demonstrou que a “velha escolha” está com o desempenho em dia, já que a versão mais endiabrada ACR bateu o tempo de 07min03s no circuito de Nürburgring. Equipado com motor aspirado V10 de 8,4 litros de 654 cv e 82,3 kgfm de torque com câmbio manual, o Dodge Viper ACR será o último representante da “brutalidade” de um superesportivo americano.

Veja mais:

>> Vídeo: Dodge Viper ACR faz 7m03s em Nürburgring

>> Dodge Challenger Hellcat ganha mais músculos

>> Com 700 cv, novo Porsche 911 GT2 RS é pura insanidade