Destaque Novidades

Dona da Volvo cria nova marca de caminhonetes para brigar com a Ford

Inédita marca Radar é mais uma das dezenas que a Geely, dona da Volvo, já tem debaixo de seu guarda-chuva e foi criada para fazer picapes
Radar [reprodução]
Radar [reprodução]

Desde que a Geely comprou a Volvo e se expandiu rapidamente pelo mundo, ela parece ter criado uma verdadeira fixação por criar novas marcas. A nova empreitada agora é com a Radar, uma inédita marca de picapes que tem foco no segmento elétrico e quer o espaço que a Ford tem conquistado no segmento com a F-150 Lightning.

Só para ficar mais clara a megalomania da Geely com marcas, hoje ela é dona da Volvo, da Proton, da Lotus e de metade da Smart. Desde que passou a ser dona da marca sueca, criou em conjunto a marca Lynk & Co que teve um pedaço transformado em Zeekr. A ex-divisão de esportivos da Volvo, a Polestar, também virou marca.

Isso sem contar que os carros elétricos da própria Geely são vendidos sob a marca Geometry. Há ainda a Farizon de modelos comerciais e a LEVC que faz os táxis de Londres. Ou seja, um grupo com 12 marcas e que está se expandindo para 13. Só como comparação, o grupo VW tem 12 marcas e a Stellantis está empatada com a Geely com 13 montadoras.

Volvo
Radar [reprodução]
A nova marca Radar foi lançada pela Geely fazendo um paralelo com cada letra que compõe seu nome: Rational (racional), Alone (sozinha), Discovery (descoberta), Accompany (Acompanhar) e Romantic (romântica). Ironicamente as duas letras A representam coisas opostas, mas vai entender o que se passa na cabeça do povo da Geely.

Um teaser do primeiro modelo revela uma picape com traços de Volkswagen Amarok e para-lamas marcados como a nova geração da Ford Ranger. O porte ainda não ficou claro, mas tende a ser de uma picape média que tem se tornado tendência na China. Contudo, o radar da Radar está virado para o lado da Ford F-150 Lightning e da Tesla Cybertruck: dois modelos que tem feito muito sucesso de público e, no caso da F-150, também nas vendas.

Volvo
Radar [reprodução]

>>Chevrolet e Geely produzirão picapes juntas em breve

>>Volvo prepara elétrico contra Tesla Model S, BYD Han e Porsche Taycan

>>Se cuida Volvo XC40: pré-venda do BMW iX3 M Sport sai por R$ 475.950

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar