Destaque

Elon Musk vem ao Brasil, mas não é para trazer a Tesla (infelizmente)

O sonho de comprar um Tesla oficialmente no Brasil não acontecerá agora, mas Elon Musk não veio ao Brasil a passeio

Tesla Model X [divulgação]
Tesla Model X [divulgação]

Fãs de carros ficaram entusiasmados com a visita de Elon Musk ao Brasil. O CEO da Tesla, Starlink e SpaceX visitou o nosso país na sexta-feira (20) para uma reunião com empresários e com o presidente Jair Bolsonaro. Contudo, ao contrário do que muitos gostariam, a visita não foi para tratar da vinda da Tesla para o Brasil, mas houve um outro motivo.

Elon Musk pretende instalar sua rede de internet por satélites, a Starlink, no Brasil muito em breve. Para isso, se reuniu com entidades em Porto Feliz, interior de São Paulo, mesma cidade onde coincidentemente fica uma fábrica da Toyota. Por lá, foram discutidos planos para implementação da internet por satélite em solo nacional.

O projeto foi expandido para também distribuir conexão pela Amazônia, junto a satélites para monitorar o desmatamento da região. Vale lembrar também que o Brasil, por meio da Anatel, concedeu autorização para exploração de Elon Musk e da SpaceX em território nacional através de seus satélites.

Elon Musk [reprodução]
Elon Musk [reprodução]

Tesla no Brasil?

Mas e a Tesla? Rumores há um bom tempo falam sobre a vontade de Elon Musk de instalar uma fábrica da Tesla no Brasil. Chegaram a cogitar a construção de uma Gigafactory no sul do país, mas o projeto não andou. Nesse encontro em Porto Feliz, as conversas tentaram ser retomadas para convencer Elon Musk de trazer a Tesla ao Brasil.

Um dos pontos mais interessantes para a fábrica de carros elétricos seria a Zona Franca de Manaus por conta dos incentivos de impostos. Elon Musk, no entanto, precisa primeiro importar os Tesla para o Brasil e testar o mercado antes de pensar em uma fabricação local.

Tesla Model 3 [divulgação]
Tesla Model 3 [divulgação]
No atual cenário, porém, o Brasil é vantajoso. Visto que o dólar está algo frente ao real bastante desvalorizado e que perde valor constantemente. Essa situação favorece a exportação de carros, mesmo que o custo Brasil para produção seja mais alto.

>>BYD Seal nasce com mira apontada para Tesla Model 3 e BMW i3

>>Nissan Sentra e Tesla Model Y são os carros mais vendidos da China

>>BYD interrompe fábrica porque faz sangrar narizes de crianças