Destaque Novidades Serviço

Equipamento parou de funcionar? Dê atenção aos fusíveis

Componente tem tamanhos e cores diferentes e deve ser substituído de acordo com especificações da fabricante
Mapa de fusíveis é encontrado no manual do proprietário (Auto+)

Se você viu que algum sistema elétrico do seu carro parou de funcionar, assim, do nada, evite o desespero! Nestes casos, lembre-se de conferir os fusíveis. Por ser pequena e barata, talvez você nunca tenha dado tanta atenção à peça, mas ela tem extrema importância para o funcionamento geral do veículo, uma vez que sua função é distribuir a energia e proteger os circuitos elétricos.

No caso de pane que provoque descarga elétrica excessiva (curto-circuito), é o fusível quem vai segurar as pontas. Sim, é ele o responsável por impedir a queima de equipamentos em caso de sobrecarga de energia.

Peças têm tamanhos e cores diferentes (Auto+)

Não é possível prever a média de vida do componente, que só é danificado em casos de sobrecarga de eletricidade. Rompeu? Queimou? Basta substituir a peça por uma nova – cada um tem tamanho e cor diferentes, o que indica a amperagem (corrente suportada).

Como saber qual a unidade queimada?
Para responder essa questão, o ideal é procurar o mapa da caixa de fusíveis no manual do proprietário, que informa a localização exata do fusível responsável por cada função, como rádio, faróis, setas e outros itens.

Quando encontrado, o fusível deve ter sua aparência verificada – a lâmina interna não pode estar rompida. Caso sim, confirme as especificações e compre um novo – nunca, com amperagem maior que a determinada, pois isso pode superaquecer o sistema e provocar incêndio.

Carros mais antigos usavam fusíveis de cerâmica ou vidro (Auto+)

No total, são três tipos de fusíveis: lâmina, mini lâmina e maxi. E vale lembrar que, em carros mais antigos, as peças podem ser de cerâmica ou vidro. Uma dica é carregar algumas unidades dentro do porta-luvas, afinal, prevenção nunca é demais…

Veja mais:

>> Avaliação: Chevrolet Tracker mal chegou e já é o mais vendido da categoria de SUVs

>> Promoção: Ducati inclui seguro completo em seu portfólio de modelos

>> Sandero GT Line está de volta com mudanças estéticas e duas motorizações

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar