Destaque Novidades Serviço

Estacionar em vaga de deficiente e idoso em shopping agora rende multa

Medida válida para cidade de São permitirá autuações de agentes da CET em locais privados
(reprodução)

A partir desta sexta-feira (01), quem estacionar indevidamente em vagas destinadas a idosos ou deficientes em locais privados, como shoppings ou supermercados, poderá ser multado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na cidade de São Paulo. A regra agora é a mesma das vagas especiais localizadas nas vias públicas.

Para utilizar essas vagas, condutores idosos ou deficientes deverão ter um cartão de estacionamento nominal específico. Caso o motorista não esteja com esse documento, poderá ser multado num valor de R$ 293,47 e “ganhar” sete pontos na CNH. Clique aqui para obter o cartão de estacionamento para idoso e aqui para ter cartão de PcD.

A denúncia do uso irregular da vaga poderá ser feita pelo telefone 1188 da CET, por qualquer pessoa, inclusive o dono do estabelecimento responsável por esses espaços.

As multas poderão ser aplicadas somente em locais em que a sinalização das vagas estiver de acordo com as regras da CET, e em conformidade com as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os estabelecimentos devem reservar 5% das vagas para idosos e 2% para pessoas com deficiência.

A fiscalização das vagas especiais nas ruas continua. Para se ter ideia, de janeiro a junho deste ano, a CET aplicou 5.952 multas por estacionamento irregular em vagas de idosos e 1.701 autuações por uso indevido de vaga de deficientes. Já no ano passado, foram 15.117 e 5.223 multas aplicadas, respectivamente.

Veja mais:

>> Projeto de lei pode proibir estepe temporário

>> A importância da postura na hora de dirigir

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram

Jocar