Destaque Novidades Serviço

Euro NCAP reforça protocolos de teste

Novo procedimentos são introduzidos para garantir proteção extra a ocupantes de veículos
Euro NCAP (divulgação)

Você, certamente, já ouviu falar no Euro NCAP. Sim, aquele programa europeu que avalia a segurança de carros novos. Agora, conforme acontece a cada dois anos, o órgão tem novas regras. As atualizações acabaram de ser divulgadas e incluem, até mesmo, novos dummies.

Este ano, novos testes foram introduzidos para atender algumas normas de proteção aos ocupantes. Um deles é a implementação de uma nova barreira móvel ao teste de colisão frontal do carro (em movimento). Isso substitui o teste de barreira deformável por deslocamento moderado, usado pelo Euro NCAP nos últimos 23 anos.

Esse novo teste coloca o veículo em situação mais próxima aos acidentes reais, afirma o realizador do programa, pois isso coloca os dois elementos em movimento, permitindo avaliação de ambos.

Dummies
Os manequins de teste de colisão (dummies) agora terão classificação ‘THOR’. Com tamanho médio e mais capacidade tecnológica, os bonecos reproduzem com maior nível de detalhes os danos sofridos por humanos no caso de acidente.

Agora, impactos laterais passam a considerar movimentos de todos os ocupantes (antes, apenas os mais próximos ao choque) e haverá teste dos novatos air bags centrais – vistos em lançamentos recentes como o novo Honda Fit, por exemplo.

Tendo em vista que melhorar a segurança do carro não significa apenas incluir bolsas infláveis, o Euro NCAP, com base nas novas regras da CTIF (Associação Internacional de Serviços de Incêndio e Resgate), analisará a segurança dos veículos também no pós-acidente. Trocando em miúdos, quanto mais precisas no fornecimento de informações para o resgate de vítimas, melhores serão as pontuações das fabricantes.

Com pandemia mundial, os testes do Euro NCAP foram temporariamente suspensos nos últimos meses. Abaixo, você confere alguns deles, em vídeo:

Veja mais:

>> Novo Golf alcança 5 estrelas no Euro NCAP

>> Reprovado: Fiat Mobi recebe nota baixa no teste de colisão do Latin NCap

>> Latin NCAP testa novo HB20 e dupla Sandero/Logan

Sobre o autor

Vagner Aquino

Vagner Aquino

Comente

Clique aqui para comentar