Destaque Mercado

Ex-presidente da Nissan diz que marca se tornou “chata e medíocre”

Brasileiro Carlos Ghosn ainda segue alfinetando a Nissan após sua forçada saída da marca e fuga do Japão
Carlos Ghosn [divulgação]
Carlos Ghosn [divulgação]

Prestes a lançar o livro Alianças Quebradas (Broken Alliances no título original), o empresário brasileiro Carlos Ghosn resolveu alfinetar a Nissan durante uma entrevista à Fox Business. Entre as frases mais fortes, Ghosn opinou que a Nissan se tornou uma marca “chata e medíocre, que vai lutar para encontrar seu lugar na indústria automotiva”.

O empresário afirmou que os japoneses ficaram insatisfeitos com sua política de colaboração entre Nissan e Renault. A fabricante de Kicks e Versa queria mais autonomia, enquanto Ghosn acreditava em uma sinergia mais forte para reduzir custos e permitir que as marcas tivessem mais lucro.

“O governo japonês e alguns executivos japoneses pensaram que a sinergia entre França e Japão na aliança não seria respeitada. O governo francês agia de um jeito que buscava um pedaço muito maior na aliança”, explica Carlos Ghosn durante a entrevista ao portal.

Nissan Kicks XPlay [divulgação]
Nissan Kicks XPlay [divulgação]
Depois de ser destituído do cargo, preso e ter fugido do Japão para o Líbano, o ex-presidente da Nissan alfinetou a marca dizendo que ela “voltou a ser o que era em 1999, mesmo depois de 19 anos de trabalho. Estávamos construindo um sistema onde ela seria parte de algo completamente novo do ponto de vista da inovação técnica”.

Ele ainda explica que em seu livro contará como o processo contra ele teve relação direta com a fusão de toda Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi “Greg Kelly (ex-vice-presidente da Nissan acusado de ajudar Ghosn na fuga) está preso ainda no Japão. Ele está esperando pela decisão do julgamento, que vai acontecer em março de 2022, três anos depois da prisão. Ele vai contar como movimentos artificiais foram feitos para interromper a fusão do grupo”.

Nissan Versa Sense Manual [Auto+ / João Brigato]
Nissan Versa Sense Manual [Auto+ / João Brigato]

>>Frontier X-Gear chega ao Brasil por R$ 251.990

>>Versa Sense Manual: mais legal e racional que deveria | Avaliação

>>Kicks Exclusive é, entre os SUVs, quase imbatível | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

19 Comentários

Clique aqui para comentar

    • Não vai fechar nada. Pelo contrário, estão crescendo e investindo cada vez mais.
      Só no Brasil a Nissan bateu recorde de crescimento, e a Frontier é a picape que mais cresceu em vendas nos últimos anos. O kicks e o Vera novo são líderes de vendas em seus segmentos em vários mercados. Esse cara é um maluco.
      Vive atacando a Nissan porque foi processado e é hoje forajido da justiça do japão.

  • Um foragido que fez desvios com concessionárias e sonegou impostos querendo se colocar como vítima. Tadinho.
    Fugiu com receio de não ter um julgamento justo, no Japão? kkkkk
    Ano passado disse que a Nissan era pequena e fecharia no Brasil assim como outras menores, e quem fechou foi a gigante Ford (até GM balançando aqui sempre dizendo que vai embora). Sabe tudo mesmo.
    Enquanto isso, Nissan, Renault e Mitsubishi só continuam crescendo e se firmando como o grupo mais forte em cooperação do segmento.

  • Nada que esse sujeito diz é verdade. Um criminoso provado e que tenta limpar a sua imagem atacando a casa onde trabalhou. Enquanto ele só se afunda com isso, a Nissan só cresce mesmo na pandemia. No Brasil foi a que mais cresceu no período no segmento de caminhonetes. Chato e medíocre pelo jeito ficou ele.

    • Bênçãos Ao Ghosn, o mago que salvou a Nissan. Incompreendido pelos xenófobos japas, nacionalistas, foi deposto em processo criminoso . A Nissan é o que é hoje graças à sua estratégia. Depois de absorver a combalida Mitsubishi, a aliança nunca mais será a mesma. Tempos difíceis está chegando. O tempo dirá.

  • Estes comentários abaixo deve ser de pessoas que não conhece a tragetoria destas montadoras no mundo antes do Carlos a frente e o que ele fala destas montadoras é verdade são muito fracas sem inovações só copiando os outros produtos atrasados tecnicamente

  • O Sr. Carlos Ghosn fala absolutamente a verdade e todos sabem disso, inclusive as autoridades japonesas.
    Trabalhei na Nissan e sei como tudo foi preparado pelos japoneses e aliados.

  • Bênçãos Ao Ghosn, o mago que salvou a Nissan. Incompreendido pelos xenófobos japas, nacionalistas, foi deposto em processo criminoso . A Nissan é o que é hoje graças à sua estratégia. Depois de absorver a combalida Mitsubishi, a aliança nunca mais será a mesma. Tempos difíceis está chegando. O tempo dirá.

  • Acho que .bandido , e idiota destes nem deveria ter direito a publicar nada contra uma empresa deste nível. Ele deveria ser preso novamente

  • Percebi o contrário do que ele diz, a Nissan está finalmente fazendo carros bonitos e tecnológicos. Além de estar vendendo como nunca no mercado brasileiro…

  • Incrível como esse senhor ainda se intitula de BRASILEIRO. Já não basta nossa imagem não ser a das melhores ainda temos que conviver com esse safado e a imprensa dizendo que o pilantra é brasileiro!!

  • Deplorável esta a Nissan após a saída de Ghosn, mas aqui no Brasil então ..erros de marketing se repetem levando a forte impressão de que Ghosn está certo.