Recentemente começaram a circular flagras da próxima geração do Toyota Yaris destinado a mercados de baixo custo. Como era de se esperar, o modelo era cotado para o mercado brasileiro para substituir os atuais Yaris e Yaris Sedã que ainda usam base de Etios. Mas não é isso que vai acontecer: eles serão substituídos por um SUV.
Fontes ligadas à marca relataram ao Auto+ que os planos da Toyota para o Brasil são mais ousados. O projeto de um SUV compacto feito sobre a plataforma DNGA da marca japonesa servirá para fazer a nova geração do Yaris, Yaris Sedã, uma minivan para a Ásia e um SUV compacto global para mercados de baixo custo.
Esse SUV não será o Yaris Cross europeu, muito menos o Toyota Raize / Daihatsu Rocky como muito vem sendo especulado por parte da mídia. Os dois são pequenos demais para o nosso mercado e japoneses demais para as pretensões globais da Toyota. O novo SUV compacto global vai ser destinado aos mesmos mercados que inicialmente receberam o Corolla Cross.

Brasil e boa parte da América Latina, junto de países em desenvolvimento da Ásia eram o principal foco do Corolla Cross. Mas a Toyota viu potencial global no modelo e o levou para os EUA e também para a Europa com algumas melhorias antes disso. O mesmo pode acontecer com esse novo SUV compacto.
Yaris para quem?
Mas e para quem esse novo Yaris será destinado? Para os mercados que atualmente vendem o modelo, fora Brasil e Índia, que terão somente o novo SUV. O segmento de sedãs e hatches compactos tem diminuído fortemente e o lucro é bem menor do que o conseguido por um utilitário. A Toyota vê com bons olhos oferecer um SUV como porta de entrada.
Motor 1.5 híbrido
A base DNGA fará com que tanto o novo Yaris que não será vendido no Brasil, quanto a minivan asiática e o SUV que vem para cá, nasçam híbridos. A Toyota vai eletrificar todos os seus carros à venda no mundo, mesmo que seja uma picape Hilux ou um SUV gigante como o Land Cruiser.
Isso seria potência suficiente para bater de frente com modelos 1.0 três cilindros turbo, mas com mais economia de combustível. Vale lembrar que a Toyota trabalha em um novo 1.5 quatro cilindros aspirado para o SUV compacto. Ele será derivado do 1.5 três cilindros do Yaris europeu que entrega 125 cv e 14,8 kgfm de torque.
>>Toyota Yaris 2023: melhor hatch que você compraria em 2012 | Avaliação
>>Supra finalmente ganha versão manual para se diferenciar da BMW
Boa essa estratégia da Toyota de passar a utilizar um SUV como veículo de entrada aqui no Brasil !
Acredito que será bem sucedida !
Chamar de ousada estratégia de ter só SUV’s aqui? Isso é o mainstream… Ousadia seria olhar para quem NÃO QUER SUV. Pessoalmente, prefiro hatchs ou sedans.