Destaque Novidades

Exclusivo: Toyota Yaris não terá reestilização no Brasil e vai sair de linha

Atual geração do Toyota Yaris nasceu e morrerá no Brasil da mesma maneira, já que nem uma nova encarnação está nos planos da marca
Toyota Yaris
Toyota Yaris [divulgação]

Desde que o Toyota Yaris reestilizado apareceu reestilizado em alguns mercados, a contagem regressiva para sua chegada ao Brasil havia sido disparada. Mas o balde de água fria foi jogado pela marca japonesa e a culpa é do Corolla Cross: o Toyota Yaris não passará por mudanças visuais no Brasil. E o mais alarmante: essa será a primeira e última geração dele aqui.

Fontes ligadas a marca garantem que o Yaris não passa dessa geração. O modelo é pouco lucrativo para a marca, que percebeu que não precisava descer abaixo do degrau do Corolla para ter boas vendas e, mais importante, ganhar dinheiro. Prova disso é que Corolla, Corolla Cross e Hilux, vendem bem mais que o Yaris e todos eles custam acima de R$ 100 mil.

A Toyota chegou à conclusão disso com o Corolla Cross, que tem obtido média superior a 3 mil unidades ao mês – volume raramente conseguido pelo Yaris ou até pelo Etios. Por isso o projeto da reestilização foi abortado para o nosso país. Afinal, não vale à pena investir dinheiro em um carro que não dá tanto lucro assim.

Toyota Yaris Sedã
Toyota Yaris Sedã [divulgação]
Entretanto, o Toyota Yaris passará por mudanças mecânicas para adequar seu motor 1.5 quatro cilindros aspirado à legislação do Proconve 7 que entra em vigor em 2022. “É o último investimento nesse carro”, crava a fonte. Entretanto, não será agora que ele vai sair de linha.

O Toyota Yaris será mantido em produção sem alterações até o momento em que ele der mais prejuízo que lucro. Hoje as contas se pagam e ele rende alguns bens à marca. Quando a balança virar, ele vai para a aposentadoria.

Toyota Yaris 2021 [divulgação]
Toyota Yaris reestilizado que não teremos no Brasil [divulgação]

Degrau abaixo do mundo Corolla

Mas a Toyota vai ficar então sem modelos abaixo dos irmãos Corolla e Corolla Cross? Não. A marca já prepara um novo SUV compacto de entrada para países emergentes. O modelo será construído na plataforma TNGA-B, que dá vida ao Yaris europeu / japonês e também ao Yaris Cross, que servirá de inspiração para o novo SUV nacional.

Ele terá cerca de 4,20 m de comprimento, motorização híbrida 1.8 do Corolla e do Corolla Cross. Mas poderá também aproveitar o motor 1.5 aspirado do Yaris, que ficará sem uso quando o hatch e o sedã saírem de linha. O lançamento desse novo SUV, assim como a aposentadoria do Toyota Yaris, ainda não tem data confirmada para acontecer.

>>Corolla Cross ganha versão esportiva assinada pela Modellista

>>Hilux GR Sport ganha bizarra versão rebaixada de fábrica

>>Toyota tira de linha Camry e Prius no Brasil, mas temporariamente

Sobre o autor

João Brigato

17 Comentários

Clique aqui para comentar

    • É uma pena comprei o Etios agora sai de linha comprei o Yaris e agora vem essa informação estou ficando decepcionada Com a Toyota e insegura .Tenho dois carros que sairá de linha .Carro mais ou menos popular com preço mais acessível não vinga aqui ??

  • Realmente,nos convenceu que o yaris seria uma compra exelente,meu yaris está com 9.000 km,ai vem o balde de agua fria,se for isso,adeus Toyotas,nunca mais!!!

  • Brasileiro tem que ser estudado mesmo… Carro com câmbio CVT,motor vvti marca que faz carros para não quebrar eles não querem. Eles querem Fiat e jeep(Fiat)4×2 e HB20 coreano. Bom cada povo tem o que merece. E quem não gostou QSF.
    Mais vendidos
    1º) Fiat Argo – 8.525.
    2º) Fiat Strada – 7.741.
    3º) Hyundai HB20 – 6.240.
    4º) Fiat Mobi – 6.222.
    5º) Fiat Toro – 5.525.
    6º) Jeep Renegade – 5.248.
    7º) Jeep Compass – 5.047.

  • O Yaris nunca vendeu bem por aqui, tal como o Etios, e o motivo é muito preço pra pouco carro, a mania de Honda e Toyota acharem que o consumidor vai pagar muito caro só pelo prestígio da marca…

    • A Toyota é a nova Fiat: só lança carro de geração única que não dá certo. Ow, vai atrás da VW que tem tecnologia mais moderna. Só lança um híbrido aqui e outro lá e fala que tá em dia. Híbrido a Ford também lançava desde 2012, cadê a Ford hoje? Lança carro mais moderno, fica com esses 4 cilindros ultrapassados aí, não tem turbo, não tem nada. É muito preço pra pouco carro mesmo, típico de Brasil, país que até hoje tenta dar certo e nunca dá.

  • Esse yaris brasileiro é bem diferente do modelo japonês que é um subcompacto na grade do etios, seu design lembra mais o auris, hacthback medio da antiga linha corolla.

  • É só melhorar o design, muito prolixo e detalhes demais que não acrescenta nada em termos de beleza. Linhas mais enxutas, clean. É disso que precisa a Toyota, pois mecanica é outros quesitos tem de sobra. Muitas vezes um bom feijão com arroz agrada mais do que comida de chef.

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva