Destaque Novidades

Exclusivo: T-Cross 2022 fim do manual e painel digital em toda as versões

Mudança de ano-modelo para 2022 no Volkswagen T-Cross será acompanhada de importantes novidades para o SUV compacto herdadas do irmão Nivus
Volkswagen T-Cross [divulgação]
Volkswagen T-Cross [divulgação]

Com o lançamento do Taos concluído, a Volkswagen começa a concentrar suas forças em uma leve renovação para o T-Cross. Enquanto a reestilização não chega, o SUV compacto recebe a linha 2022 com importantes novidades. Mas boa parte das novidades do T-Cross 2022 será herdada diretamente do Nivus, como o Auto+ antecipa com exclusividade.

A maior novidade será a adoção do volante do Nivus nas versões Comfortline e Highline. A peça é nova e será adotada por todos os modelos da Volkswagen ao redor do mundo. O mais irônico disso tudo, é que o T-Cross europeu é que estreou esse volante globalmente, mas ainda com o logotipo antigo.

Aqui no Brasil, o SUV compacto já terá o novo volante com o logotipo modificado. Muda também o escudo na dianteira e na traseira do modelo. Porém o piloto automático adaptativo não passa ainda a figurar na lista de equipamentos do T-Cross 2022. Nem na variante do Nivus, que é mais simples, ou a do Taos com função stop and go.

Volkswagen T-Cross 2021
Volkswagen T-Cross [divulgação]
Na versão de entrada 200 TSI o painel de instrumentos passa a ser digital de 8 polegadas. É o mesmo layout do Taos Comfortline. O único que fica de fora do grupo do painel digital é o modelo Sense destinado ao público PCD, mas que também pode ser adquirido pelo consumidor comum.

Nas versões seguintes a tela cresce para 10,1 polegadas. T-Cross Comfortline e Highline ganham carregador de celular por indução como item de série. Há também há novas rodas de liga-leve de 17 polegadas com pintura preta nas duas versões.

Novos tons

As cores da cabine também passarão por modificações. Hoje o T-Cross Highline conta com couro preto nos bancos e faixas em branco. O tom mais claro também é usado em detalhes do painel na parte superior. A sessão de baixo é bege na versão Highline. Já no Comfortline, a parte inferior é em cinza claro, enquanto a faixa do painel é em prata.

Volkswagen T-Cross 2021
Volkswagen T-Cross [divulgação]
A tonalidade Marrom Marrakesh para o interior das versões deixa de ser oferecido até como opcional. A versão Comfortline passa a receber tom Deep Blue nos bancos revestidos em couro, quando optado por esse opcional.

Outra mudança será feita na gama de cores. Sai de cena o Vermelho Crimson, que mais estava para um bordô ou quase roxo, entra o Vermelho Sunset. O tom mais próximo realmente de um vermelho é a cor de lançamento do Nivus, igual ao modelo da foto abaixo. O T-Cross 2022 será o primeiro Volkswagen, além do SUV cupê, a usar a tonalidade metálica.

Volkswagen Nivus Highline [Auto+]
Volkswagen Nivus Highline [Auto+]
A mecânica não muda. O T-Cross 2022 continuará a ser vendido nas versões Sense, 200 TSI e Comfortline com motor 1.0 TSI três cilindros turbo. São 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Já o Highline usa o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Todas as versões são equipadas com transmissão automática de seis marchas. O 200 TSI manual de seis marchas sai de linha.

>>Exclusivo: Toyota não fará Yaris Cross no Brasil, mas novo SUV global

>>Volkswagen Polo Highline passa dos R$ 100 mil com novo reajuste 

>>Volkswagen Taos Highline conquista de verdade com o tempo | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

6 Comentários

Clique aqui para comentar