Destaque

Hyundai confirma construção de fábricas de motores em Piracicaba

Inaugurada em 2012 para a produção da linha HB20, unidade da Hyundai em Piracicaba (SP) deve receber investimento para fábrica de motores

Hyundai
Hyundai [divulgação]

Após apresentar a nova geração do Creta, a Hyundai confirmou mais um importante investimento para o Brasil. A fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo, deve receber uma fábrica de motores, que até então era apenas um rumor. A confirmação veio durante uma entrevista de Ricardo Martins, vice-presidente da Hyundai Motor Brasil, para o Automotive Business. A fábrica já está em fase final de construção.

Com importação dos motores via Coreia do Sul, a Hyundai deve nacionalizar alguns de seus propulsores. Com o prédio sendo finalizado até o final do ano, a produção deve começar com kits desmontados dos motores, com uma produção que remete ao regime CKD. A fábrica terá linhas de montagem e linha de usinagem, por enquanto.

Ainda não se sabe quais motores devem ser produzidos no Brasil, mas segundo Martins, um anúncio será feito no fim do ano. “Com o município e com o Estado já está tudo acertado a respeito da nova unidade. Precisamos apenas do sinal verde da matriz para anunciar os investimentos e contratações”, destacou o executivo.

Hyundai
Hyundai [divulgação]

Atualmente, a Hyundai trabalha com quatro motores que equipam a linha HB20 e Creta: o 1.0 12v Kappa de 80 cv e 10,2 kgfm, 1.6 16v de 130 cv e 16,5 kgfm, o 1.0 12v T-GDI de 120 cv e 17,8 kgfm e o 2.0 16v de 167 cv e 20,5 kgfm, todos flex. Segundo nossas apurações, os motores que serão produzidos em Piracicaba vem ser o 1.0 12v e o 1.0 12v T-GDI, que são os motores mais usados na linha HB20/Creta.

Em 2020, já tinha se confirmado que a Hyundai teria uma fábrica de motores, mas não chegou a ser anunciado pela coreana e sim pela prefeitura de Piracicaba. Na época, o prefeito Barjas Negri tinha anunciado investimento de R$ 350 milhões e a fábrica faria parte do parque automotivo, gerando até 150 novos empregos num primeiro momento.

Pelas falas do poder municipal no ano passado, a fábrica teria uma área de 98 mil metros quadrados e que deveria gerar uma nova cadeia de fornecedores, de acordo com informações do jornal local Piranot.

Mini confirma estreia de nova série especial do Cooper, a Piccadilly

Toyota apresenta a versão GR-Sport da Hilux, que vem ao Brasil em 2022

Exclusivo: Citroën C3 terá 1.0 do Argo e chega em abril de 2022