Mercado Novidades

FCA propõe aliança ao Grupo Renault

Produção anual do novo grupo seria de 8,7 milhões de veículos por ano
Fusão Renault FCA (arte Kleber Silva)

Nesta semana, a FCA – Fiat Chrysler Automobiles – propôs uma fusão com o Groupe Renault.

Segundo informações da Reuters, caso o acordo seja fechado, o grupo será o 3º maior fabricante automotivo do mundo, ficando atrás apenas das gigantes Toyota e Volkswagen. A ideia é que com o acordo firmado, seria criado uma nova companhia com participação de 50% para cada membro.

Renault Clio (divulgação)

Assim eles teriam uma produção conjunta de 8,7 milhões de veículos produzidos anualmente, além de fornecer novas tecnologias e criação de novas plataformas para redução de custos. De acordo com a FCA, a ideia é manter as fábricas em vigor do Groupe Renault, e ainda preservar e criar novos postos de trabalho ao redor do globo.

Fiat Cronos (divulgação)

Além desse novo portfólio, a Renault teria fácil acesso ao mercado norte americano, e poderia chegar antes de sua conterrânea PSA – Peugeot Citroën – além da FCA começar a atuar com mais força em territórios onde a Renault domina na Ásia, África e Oriente Médio.

Atualmente o Groupe Renault possui 5 marcas – Renault, Dacia, Renault, Samsung Motors, Alpine e Lada – além da aliança formada com as japonesas Nissan e Mitsubishi.

Jeep Renegade Trailhawk (divulgação)

Já do lado da FCA, ela possui no seu portfólio – Alfa Romeo, Abarth, Chrysler, Dodge, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati e RAM. O governo francês também é muito favorável a essa fusão, uma vez que detêm 15% das ações da Renault.

Agora teremos que esperar a reunião decisiva que acontece na próxima semana, para podermos presenciar o nascimento de um grande conglomerado automotivo.

Veja mais:

>> Fiat Cronos ganha série especial na Argentina

>> Primeiro SUV-Cupê da Renault é apresentado na Rússia

>> Jeep apresenta a nova picape Gladiator

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram

Jocar