Destaque Novidades

Ferrari FXX-K Evo: o ápice da aerodinâmica

Supercarro pode gerar até 830 kg de downforce
Ferrari FXX-K Evo (divulgação)

A Ferrari lançou a nova FXX-K Evo, modelo que agora ocupa o posto de versão mais endiabrada da La Ferrari, sua versão de rua. Apresentado no evento Finali Mondiali em Mugello (Itália), o supercarro é uma evolução da FXX-K como seu nome já adianta, e traz como principal apelo sua altíssima capacidade de downforce.

Segundo a Ferrari, o pacote Evo para a FXX-K significa um aumento de 23% de downforce em relação à FXX-K padrão, ou incríveis 75% a mais do que a La Ferrari. Isso permite o modelo ir mais rápido nas curvas, já que estará “grudado no chão” por conta da maior pressão aerodinâmica exercida sobre o carro.

São 640 kg de força aplicados sobre a máquina italiana a 200 km/h, podendo chegar a 830 kg em sua velocidade máxima (não divulgada). Para efeito de comparação, o valor é tão insano que se equivale a modelos GT de competição da Ferrari.

Um dos principais responsáveis por pressionar o hiperesportivo contra o solo e fazê-lo que ele percorra a pista como se tivesse num trilho é a nova asa traseira dupla, que funciona em conjunto com um spoiler traseiro adaptativo (no caso, essa peça que lembra uma “barbatana” na porção central do carro). Além disso, os para-choques foram remodelados a fim de melhorar o fluxo de ar e atingir mais pressão, enquanto os amortecedores foram recalibrados para aguentar a maior força aerodinâmica.

Ferrari FXX-K Evo (divulgação)

Na cabine, a Ferrari colocou no FXX-K Evo um novo volante semelhante ao usados nos monopostos de Fórmula 1, bem como novas telas que exibem dados do sistema híbrido, telemetria e imagens da câmera traseira.

Apesar das novidades na aerodinâmica, a FXX-K não recebeu alterações no motor. Ela permanece com o conjunto híbrido composto pelo motor V12 de 860 cv e outro elétrico, de 190 cv, que combinados geram 1.050 cv. O torque chega na casa dos 91,7 kgfm. O peso do modelo? Apenas 1.165 quilos.

A novidade será oferecida como pacote de atualização para os abonados que já têm uma FXX-K na garagem e também como uma versão limitada.

Veja mais:

>> LaFerrari Aperta é o carro mais caro leiloado neste século

>> Ferrari Portofino vem para substituir California T

>> Lamborghini Huracán Polizia: uma viatura para nobres missões

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva