Destaque Mercado

Fiat Argo é o carro mais vendido do Brasil em maio por enquanto

Desde que o Palio roubou do Volkswagen Gol a liderança no Brasil, somente a Strada conseguiu colocar a Fiat novamente no topo
Fiat Argo S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Argo S-Design [Auto+ / João Brigato]

As parciais de maio revelaram uma enorme surpresa: pela primeira vez desde que foi lançado, o Fiat Argo se tornou o carro mais vendido do Brasil. O hatch compacto italiano vem crescendo mês a mês: se antes ele disputava colorações mais baixas com o Volkswagen Polo, ele agora rouba do Chevrolet Onix a coroa do mercado nacional.

O Argo tem vantagem larga frente à sua irmã Fiat Strada, modelo mais vendido do Brasil desde a queda do Onix. São três fatores, basicamente, que levaram a esse feito. A Fiat mexeu em alguns itens e versões e deixou o pacote do Argo mais interessante.

Além disso, a produção reduzida do Onix fez com que muitos clientes migrassem dele para o compacto da Fiat. Há ainda de notar que a marca tem investido forte em voltar a ter a liderança de mercado. Algo que de fato está acontecendo, considerando ainda que ela tem três carros entre os dez mais vendidos (cinco se considerar o grupo Stellantis).

Chevrolet Onix RS [Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
E pensar que em abril, o Fiat Argo estava na décima colocação, enquanto o Chevrolet Onix ficava em sétimo lugar. Na primeira quinzena de maio, no entanto, o modelo da GM nem aparece mais entre os mais vendidos. Assim, o Chevrolet mais emplacado do Brasil, segundo dados da Fenabrave, foi o SUV compacto Tracker.

Trocas de posições

Junto ao deslize do Onix, a Fiat Toro também ficou de fora do top 10. Isso se deve ao momento de transição da picape. As primeiras unidades reestilizadas já estão chegando às concessionárias. Com isso, o modelo antigo tem sido deixado de lado nas negociações para a espera da nova Toro. Fora do top 10, ela vendeu 1.600 unidades em maio.

Fiat Toro Ultra [divulgação]
Fiat Toro Ultra [divulgação]
Quem também passa por esse momento é o Jeep Compass. Mas o SUV médio conseguiu se manter na nona colação na quinzena – a mesma do mês passado. Já o Hyundai Creta disparou da oitava posição para o quarto lugar. Só não foi o SUV mais vendido do Brasil por causa do Jeep Renegade, que estacionou no terceiro lugar depois de sair do quinto.

Em compensação, o Hyundai HB20 caiu da medalha de bronza para o sexto lugar, mantendo uma posição abaixo do Fiat Mobi, que também caiu. Volkswagen Gol desceu uma posição e o T-Cross surgiu na décima colocação.

Carros mais vendidos do Brasil na primeira quinzena de maio

  1. Fiat Argo – 5.325 unidades
  2. Fiat Strada – 4.846 unidades
  3. Jeep Renegade – 3.933 unidades
  4. Hyundai Creta – 3.905 unidades
  5. Fiat Mobi – 3.902 unidades
  6. Hyundai HB20 – 3.221 unidades
  7. Volkswagen Gol – 3.204 unidades
  8. Chevrolet Tracker – 2.908 unidades
  9. Jeep Compass – 2.677 unidades
  10. Volkswagen T-Cross – 2.541 unidades

>>Progetto 363: como o novo SUV da Fiat se diferencia do Argo?

>>Fiat Argo S-Design democratiza tecnologia de versões caras – Avaliação

>>Fiat comemora com Strada, Mobi e Toro vendendo mais que Onix em abril

Sobre o autor

João Brigato

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • aeeee hb20 caindo tenho fé que vai cair mais ainda pra o 100 posição tenho fe a deus que o hb20 despence nas vendas e saia de linha/ enquanto isso argo é o mais vendido parabens fiat

    • Rapaiz…qual a sua mágoa com o HB 20? Concordo com vc que o carro é uma bosta, e que o argo é bem melhor. Parece que vc tem uma mágoa pessoal, tipo um famigerado HB20, sem motorista, atropelou seu pé e te deu uma surra… só pode

  • Sinceramente não dá para entender o motivo da Chevrolet ter reduzido e até parado por um tempo a produção do carro mais vendido do Brasil. Mesmo louco eu não trabalharia para perder dinheiro.

  • Tenho um HB20 2021 carro bom de dirigir e com muito mais equipamentos de série que o Fiat Argo que é mais caro com menos equipamentos.