Destaque Novidades

Fiat Cronos 1.8 é aposentado definitivamente em prol do 1.3 CVT

No Brasil, o Fiat Cronos 1.8 já tinha saído de linha no fim de 2021, por conta do Proconve L7, mas ainda era oferecido na América do Sul
Fiat Cronos Precision [divulgação] Fiat Argo
Fiat Cronos Precision [divulgação]

O Fiat Cronos 1.8 saiu de linha e não é mais oferecido. Por mais que essa frase anterior pareça notícia repetida, o fato é que o sedã ainda era vendido com o motor 1.8 E.Torq na Argentina. No Brasil, vale lembrar, este motor já havia sido aposentado no fim de 2021, por conta das normas de emissões do Proconve L7.

Como isso não afetava o modelo na Argentina, por lá o motor seguiu sendo oferecido até aqui. No entanto, os colegas do Motor1 argentino descobriram que o Cronos 1.8 também vai sair de linha no país vizinho. De acordo com o site, uma carta será entregue para os consumidores do Fiat Plan (espécie de consórcio) que haviam escolhido o Cronos com o motor E.Torq.

A carta explica aos consumidores que o modelo vai deixar de ser oferecido. No lugar do motor 1.8 de 130 cv e câmbio automático de seis marchas, a Fiat vai deixar o motor 1.3 de 99 cv, já que só queima gasolina na Argentina, acoplado ao câmbio automático CVT.

Fiat Cronos Precision [divulgação]
Fiat Cronos [divulgação]
Além de explicar a mudança, a carta revelou alguns dos equipamentos do futuro Cronos 2023. A versão Drive, apontada como a substituta do Cronos Precision 1.8, será equipada com faróis com DRL em LED, rodas de 15 polegadas, controles de tração e estabilidade, computador de bordo, volante com regulagem de altura, câmera de ré, sensor de estacionamento, ar-condicionado digital, central multimídia de 7 polegadas, assistente de partida em rampa e retrovisores elétricos.

No entanto, por mais que aponte essa mudança, o documento não informa quando o Cronos 1.3 CVT será lançado. Ao que tudo indica, o lançamento do sedã reestilizado será em julho. Isso vale tanto para o Brasil quanto para a Argentina, o que justificaria a emissão da carta. 

Fiat Cronos [divulgação]
Fiat Cronos [divulgação]
A mudança visual vai ser acompanhada pelo lançamento do câmbio CVT, que já está presente no Pulse e na Strada. Essa novidade será muito bem-vinda ao modelo, já que todos os concorrentes do Cronos contam com transmissão automática. Mas, o sedã da Fiat só conta com câmbio manual desde que perdeu o motor 1.8 no Brasil.  

>> Fiat Cronos reestilizado estreia em julho com câmbio CVT e motor 1.0

>> Flagra mostra Cronos 1.3 CVT e que Argo Trekking continuará vivo

>> Fiat Scudo e as 10 outras vans derivadas do projeto feito pela Peugeot

Sobre o autor

Leo Alves

Um comentário

Clique aqui para comentar