Destaque Novidades

Líder na Argentina, Fiat Cronos atinge 150 mil unidades produzidas

Sedã do Argo, Fiat Cronos atinge marca histórica e vendas na Argentina só crescem. No Brasil, a espera é pelos novos conjuntos mecânicos
Fiat Cronos [divulgação]
Fiat Cronos [divulgação]

Carro mais vendido da Argentina pelo décimo terceiro mês seguido, o Fiat Cronos tem mais um título a comemorar. O sedã compacto derivado do Argo atingiu a marca histórica de 150 mil unidades produzidas. Vale lembrar que ele é feito em Córdoba na Argentina, enquanto o Argo tem sua produção toda feita em Betim, Minas Gerais.

A alta do Cronos nos últimos tempos na Argentina se deu por conta dos incentivos do governo a carros feitos localmente. Assim, ele pode ser classificado para vendas diretas tal qual as picapes Strada e Toro. O resultado foi um expressivo crescimento nas vendas a ponto de representar 10,1% do mercado argentino como um todo.

Sozinho, o Fiat Cronos representa 70% das vendas da marca italiana somente na Argentina. Por aqui ele tem menor volume de vendas, visto que a marca tem priorizado o mercado local. Contudo, a Stellantis já prometeu que irá aumentar a produção do Cronos e também do Peugeot 208 nos próximos meses – ambos feitos no país hermano.

Futuro do Cronos

O aumento de produção do sedã compacto só deverá ocorrer após a primeira mudança visual esperada para 2022. O Fiat Cronos e seu irmão Argo receberão nova dianteira, mudanças discretas na traseira e no interior. Mas o grande destaque se dará por conta da alteração do conjunto mecânico.

Seu antigo motor 1.8 E.Torq será substituído por um novo 1.0 três cilindros turbo. O GSE Turbo faz parte da mesma família de motores que equipa as reestilizações de Fiat Toro e Jeep Compass. Os modelos maiores, no caso, usam o 1.3 turbo, que não estará disponível aos compactos da Fiat.

[divulgação]
[divulgação]
Além do novo tricilíndrico turbinado, o Cronos receberá câmbio CVT nas versões dotadas de motor 1.3 aspirado. O layout será usado também no Argo e no SUV compacto que deve se chamar Pulse.

>>Fiat Argo S-Design democratiza tecnologia de versões caras – Avaliação

>>Argo 1.0, mesmo basicão, deixaria o Palio orgulhoso – Avaliação

>>Fiat Mobi 2022 mantém título de carro mais barato do Brasil

Sobre o autor

João Brigato

5 Comentários

Clique aqui para comentar