Destaque Novidades

Fiat Cronos: sedã aposta no preço e visual para esquentar segmento

Com mesmo espaço interno do Argo, sedã tem preços entre R$ 53.990 e R$ 69.990
Fiat Cronos (Auto+)

A Fiat lançou o Cronos, a versão sedã do Argo que chega para rivalizar diretamente com o Volkswagen Virtus, lançado há um mês. Produzido em Córdoba (Argentina), o Cronos chega com preço entre R$ 53.990 e R$ 69.990, trazendo motores 1.3 e 1.8 e três opções de câmbio: manual de cinco marchas, automatizado GSR e caixa automática de seis velocidades. O sedã chega às lojas em março.

Feito com base na plataforma MP-S (Modular Platform Sedan), a Fiat afirma que o Cronos teve sua plataforma desenvolvida de forma exclusiva, apesar de dividi-la com o Argo. O sedã cresceu 36 cm em relação ao hatch, medindo 4,36 metros de comprimento, 1,72 m de largura e, ao contrário do previsto, trazendo a mesma distância entre-eixos de 2,52 m do Argo — mantendo o mesmo espaço interno do hatch. Seu principal concorrente, o Virtus, conta com 2,65 m. Ou seja, o Cronos não ganhou nenhum centímetro a mais na cabine, sendo apenas “esticado” na parte traseira, trazendo como benefício o porta-malas de 525 litros, um pouco maior que o do sedã da Volks, com 521 litros.

Fiat Cronos Precision 1.8 (divulgação)

O novo Fiat Cronos será vendido com duas opções de motores: 1.3 Firefly de até 109 cv e 14,2 kgfm de torque e 1.8 Etorq de até 139 cv e 19,3 kgfm de torque. O propulsor três cilindros de 1,0 litro do Argo foi deixado de lado no Cronos exatamente por conta do maior peso do sedã. O 1.3 pode ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou automatizado GSR, enquanto as configurações 1.8 utilizam caixa manual de cinco ou automática de seis velocidades.

Visualmente, o novo Cronos traz desenho mais harmonioso que o do Argo, trazendo mudanças como para-choques com faróis de neblina reposicionados nas extremidades da peça e friso cromado na parte inferior nas versões mais caras. A traseira é um ponto alto no estilo do sedã, contando com lanternas de leds que invadem a tampa do porta-malas. Ainda que de forma remota, nos fez lembrar do belo Alfa Romeo Giulia.

Na cabine, o Cronos manteve o mesmo desenho do Argo, com destaque para o bom acabamento e a central multimídia com tela de 7 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto — que permite ainda acesso ao Waze e envio de mensagens de texto pelo comando de voz via Whatsapp.

A principal aposta do novo sedã da Fiat será na ampla faixa de preço de versões que será vendido, acirrando a disputa no segmento com Volkswagen Virtus, Chevrolet Prisma, Hyundai HB20 S, Honda City, entre outros. Para efeito de comparação, o Cronos vai de R$ 53.990 a R$ 69.990, enquanto o Virtus, seu principal concorrente, começa em R$ 59.990 e vai até R$ 79.990 (R$ 10 mil a mais em relação a versão topo do Cronos). No entanto, há uma certa diferença no pacote de equipamentos entre ambos. Essa briga promete…

Abaixo, confira todas as versões, equipamentos e preços do novo Fiat Cronos:

Cronos 1.3 MT (R$ 53.990): traz ar-condicionado, direção, travas e vidros elétricos dianteiros, chave com telecomando, volante multifuncional (regulável em altura), computador de bordo e painel de instrumentos com tela de TFT de 3,5 polegadas. Há ainda monitor de pressão dos pneus, sistema Isofix de fixação de cadeirinhas e banco do motorista com regulagem de altura.

Cronos Drive 1.3 MT (R$ 55.990): adiciona sistema multimídia Uconnect com tela de 7 polegadas e a segunda porta USB para os ocupantes do banco traseiro.

Opcionais: alarme, banco traseiro bipartido, câmera de ré, vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, retrovisores elétricos com luzes de direção, rodas de liga-leve de 15 polegadas e sensor de estacionamento traseiro.

Cronos Drive 1.3 GSR (R$ 60.990): mesmos itens do Drive 1.3 manual, mais sistema start-stop, controlador de velocidade, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros e retrovisores elétricos com setas integradas e tilt down (aponta para baixo em manobras de ré). Há ainda controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

Opcionais: faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.

Cronos Precision 1.8 MT (R$ 62.990): equipamentos da Drive 1.3 GSR (menos controlador de velocidade), mais faróis com luz de posição em leds, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com repetidores de seta e tilt down, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro e alarme.

Opcionais: airbags laterais dianteiros, câmera de ré com linhas dinâmicas, painel de instrumentos com tela de TFT de 7 polegadas, ar-condicionado automático digital, retrovisor interno fotocrômico e retrovisores com rebatimento elétrico e luzes de cortesia. Há ainda chave presencial, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos de couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de 17 polegadas.

Cronos Precision 1.8 AT (R$ 69.990): todos itens da 1.8 manual, mais aletas atrás do volante para troca manual de marchas, controlador de velocidade, apoio de braço para o motorista, volante revestido de couro e maçanetas e frisos das portas cromados.

Opcionais: mesmos itens ofertados para o 1.8 manual.

Veja mais:

>> Avaliação: Argo 1.8 é bom de guiar, mas deve equipamentos

>> Volkswagen lança Virtus com preço a partir de R$ 59.990

>>Honda City 2018 muda visual, mas “esquece” controle de estabilidade

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Jocar