Destaque Novidades

Fiat confirma: Fastback será um Pulse cupê para brigar com Nivus

Primeiro teaser do Fiat Fastback confirma o que já sabíamos: o SUV cupê será derivado do Pulse para brigar com o Volkswagen Nivus
Fiat Fastback [divulgação]

Desde que o Fiat Pulse foi lançado, ele sempre foi comparado ao Volkswagen Nivusaqui no Auto+ já promovemos o embate. Contudo, apesar de fórmulas parecidas, o Pulse é um SUV normal e o Nivus um cupê. Por isso, o papel de rival do modelo da Volkswagen ficará para o inédito Fiat Fastback.

O primeiro teaser do modelo comprova algo que já os flagras já mostravam e informações vazadas também indicavam. O Fastback poderá ser descrito como o Pulse cupê, isso porque ambos compartilharão plataforma, toda dianteira, portas dianteiras e para-brisa. O interior deve ser o mesmo, salvo alguns detalhes já vazados.

A ideia é que o Fastback atue na mesma faixa de preço do Jeep Renegade, ou seja, acima do Pulse. Ele será o SUV mais urbano da Stellantis na faixa acima dos R$ 120 mil, enquanto o Renegade faz o papel de aventureiro. Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus correm por fora com seus estilos ousados e motor THP.

Volkswagen Nivus Highline vs Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Highline vs Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]
Como o Fastback será mais sofisticado que o Pulse, é possível que ele tenha para-choque dianteiro exclusivo com alguns detalhes diferenciados. Por dentro, terá console central novo, com materiais brilhantes e freio de estacionamento eletrônico – algo não presente no Pulse. Além disso, ele pode contar com painel digital de série em todas as versões.

Fastback turbo

O que é esperado no Fastback, por conta de seu visual mais esportivo, é que ele tenha somente motores turbo. O 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque será usado nas versões de entrada. Já o 1.3 quatro cilindros turbo, que já é visto em todos os modelos da Jeep produzidos no Brasil e na Fiat Toro, entrega 185 cv e 27,5 kgfm de torque.

Volkswagen Nivus Highline vs Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Highline vs Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]
Esse motor mais potente estará no Fiat Pulse Abarth e nas versões mais caras do Fastback. Existe uma grande chance de que a Abarth também apimente o Fastback, contudo o modelo deverá manter o mesmo conjunto mecânico do Pulse Abarth, aproveitando-se somente de acertos mais duros de suspensão, reforços de chassi e mudanças de câmbio.

Por falar em câmbio, o Fiat Fastback não deverá ser vendido com transmissão manual, ao contrário do Pulse. Como o SUV compacto de entrada da Fiat mira preço e o novo cupê é mais sofisticado, o mercado em sua faixa de preço já não quer mais saber de pedal de embreagem há alguns anos.

>>Nivus prova que a Volkswagen tem que deixar o Brasil fazer | Avaliação

>>Pulse Drive 1.3 CVT não tem charme (e está tudo bem) | Avaliação

>>Fiat Argo 2023 muda menos que o esperado, mas terá câmbio CVT

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva