Destaque Novidades

Fiat Fiorino 2022 terá frente do novo Uno e pode ganhar motor Firefly

Depois de oito anos com o mesmo visual, Fiat Fiorino 2022 finalmente se alinhará ao Uno. Mudanças mecânicas também são esperadas
Flagra Fiat Fiorino 2022 [Motor1]
Flagra Fiat Fiorino 2022 [Motor1]

Desde que a segunda geração do Fiorino foi lançada no Brasil em 2013, ele nunca passou por mudanças. Enquanto isso, seu irmão Uno foi remodelado duas vezes. Mas está praticamente esquecido pela Fiat hoje em dia. Contudo, a Stellantis compensará (parcialmente) a demora com novidades importantes para o Fiorino 2022. Vale lembrar que ele é o furgão mais vendido do Brasil.

O novo Fiorino receberá mudanças visuais leves seguindo a dianteira aplicada no Uno em 2016. Ou seja, com cinco anos de atraso. A alteração até demorou para acontecer. Afinal, não faz muito sentido a Fiat manter duas dianteiras diferentes para um carro que é praticamente o mesmo.

Plástica tardia

O flagra feito pelo Motor1 revela que o conjunto óptico será o mesmo do Uno. A semelhança também passa pela grade frontal com logotipo redondo. É possível que até lá a grade mude por conta do novo logo. No para-choque há uma abertura de ar superior dividia em três. Já a tomada de ar inferior é retangular. Ou seja, basicamente tudo igual ao Uno que está nas concessionárias hoje.

Acompanhado por um Mobi em ruas nevadas da Europa, o Fiorino 2022 foi flagrado em um ambiente inóspito para ele. Mas o flagra também mostra que a traseira vai mudar. Hoje compartilhadas com o Doblò, as lanternas traseiras devem receber novo desenho. Contudo, não acompanharão o tema de quadradinhos do Uno.

Flagra Fiat Fiorino 2022 [Motor1]
Flagra Fiat Fiorino 2022 [Motor1]
O borrachão lateral possuía uma cobertura de adesivos. Uma tentativa de esconder algum tipo de novidade que a Fiat pode adotar por ali? Bem provável que seja somente um disfarce para desviar atenção do que verdadeiramente vai mudar.

Ainda que o interior não tenha sido revelado, o Fiat Fiorino 2022 pode receber o mesmo painel do atual Uno. Ou seja, espere por acabamento melhorado e visual mais moderno. Isso abrirá possibilidade para que o furgão finalmente tenha central multimídia como opcional.

Flagra Fiat Fiorino 2022 [Motor1]
Flagra Fiat Fiorino 2022 [Motor1]

Fiorino turbo?

Enquanto as mudanças visuais se tornam claras, o que ocorrerá debaixo do capô ainda é mistério. A plataforma do Uno permite a instalação dos motores Firefly, como já acontece hoje. Isso possibilita que o Fiorino receba os novos motores da família Firefly. O mais provável é o 1.3 quatro cilindros aspirado de 109 cv e 14,2 kgfm de torque.

Outra opção, ainda que mais improvável, é o uso do 1.0 Firefly três cilindros turbo que estreará no SUV do Argo. A versão de entrada do Fiorino 2022 deverá manter o já conhecido e cansado 1.4 Fire. Hoje esse motor entrega de 80 cv e 12,2 kgfm de torque e é usado também pela Strada Endurance. Ele é conhecido por sua robustez e confiabilidade, ideal para trabalho e frotistas.

Flagra Fiat Fiorino 2022 [Motor1]
Flagra Fiat Fiorino 2022 [Motor1]

>>Strada Hard Working morre. Fiat registra alta demanda pela nova Strada

>>Avaliação: Fiat Strada Freedom é excelente. Mas não compensa

>>Stellantis confirma substituto do Citroën C3 para 2º semestre

Sobre o autor

João Brigato

3 Comentários

Clique aqui para comentar