Curiosidades Novidades

Fiat inaugura novo centro de testes de segurança no Brasil

Centro de testes custou 40 milhões e realiza crash tests
Safety Center FCA Latam (divulgação)

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) inaugurou recentemente em Betim (MG) o Safety Center FCA Latam, que veio para ser o maior e mais moderno centro de testes de segurança da América Latina.

A FCA investiu R$ 40 milhões na construção do novo centro de pesquisas, que vai permitir que o grupo realize os testes de colisão em condições específicas.

Safety Center FCA Latam (divulgação)

A área total tem 7,6 mil metros quadrados e a estrutura em si comporta veículos de até 4 toneladas a 100 km/h. O local ainda conta com sala de controle, sala de observação, área de impacto, oficina e escritório.

Safety Center FCA Latam (divulgação)

O primeiro teste para inaugurar a pista de crash-test foi o da picape Fiat Toro, que percorreu 130 metros a uma velocidade de 48,3 km/h em direção a uma parede de concreto de 140 toneladas. Com a colisão, os danos apresentados durante o teste na picape foram no para choque dianteiro, bem como no capô e o para-brisa que ficou trincado.

Safety Center FCA Latam (divulgação)

As portas não ficaram tão avariadas, e o airbag duplo foram acionados. A FCA diz que antes dos carros passarem no teste real, são feitos cerca de 800 testes virtuais. Isso porque o teste de colisão custa entre 200 e 500 mil reais.

Safety Center FCA Latam (divulgação)

Antes do centro ser inaugurado, a FCA testava os modelos ou na matriz da Fiat em Turim, ou em Detroit – nos Estados Unidos. Esse centro novo de pesquisas vai garantir a segurança tanto de carros atuais, como de futuros projetos do grupo FCA.

Veja mais:

>> Carros Inesquecíveis: Fiat Punto

>> Fiat Argo e Cronos atingem 3 estrelas no Latin NCap

>> Fiat Toro vai ganhar versão Ultra no final do ano

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva