Novidades

Revelados planos da Fiat e Jeep com 12 lançamentos até 2025 no Brasil

Fortalecimento da marca RAM, entrada da Fiat no mundo dos SUVs e câmbio CVT do Toyota Corolla fazem parte dos planos do grupo FCA

Fiat Argo HGT 2021 [divulgação]
Fiat Argo HGT 2021 [divulgação]

Aos poucos os planos do grupo Fiat Chrysler para o Brasil vão sendo revelados. Aqui no Auto+ já antecipamos a nova transmissão CVT do Toyota Corolla para toda linha Jeep e Fiat, além dos SUVs da marca italiana, agora novas informações revelam mais novidades.

Em entrevista ao Automotive Business, Antonio Filosa, CEO da FCA América Latina, revelou que além de Jeep e Fiat, a RAM se tornará uma das grandes protagonistas do grupo no Brasil. Para isso, a importação da RAM 1500 até o final desse ano ou início de 2020 será crucial.

Há planos também para uma nova geração da Dakota como picape média na medida para brigar com Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Mas é possível que esse modelo não esteja incluso nos investimentos de R$ 16 milhões planejados para a FCA para até o final de 2025, já que Filosa citou apenas duas picapes (Strada e RAM 1500).

RAM 1500 (divulgação)

O pacote de investimentos oficializado pela FCA era para durar até 2024, mas foi prolongado por mais um ano para espaçar os lançamentos e recuperar parte do investimento – tudo em virtude da crise causada pelo Coronavírus.

Mais SUVs

Como antecipado pelo Auto+, a Fiat terá dois novos SUVs no Brasil. O primeiro será um derivado do Argo com porte bastante compacto. Já o segundo, que chega entre 2021 e 2022, será um rival direto do Volkswagen Nivus, tendo como destaque a carroceria cupê. Ambos ficarão abaixo do Jeep Renegade.

Por falar no menor modelo da Jeep, os planos de lançamentos da FCA incluem a próxima geração do Jeep Renegade e a reestilização que o Compass sofrerá entre o final desse ano e o início do próximo. Ambos terão também versões híbridas plug-in importadas da Itália já em 2021.

Jeep Renegade Hybrid (divulgação)

Fechando a família de SUVs nacionais da FCA, teremos no próximo ano o SUV de 7 lugares. Ainda sem nome oficial, o SUV de sete lugares será diretamente derivado do Compass, compartilhando com ele portas, interior e possivelmente também a dianteira. O modelo será o carro mais caro do grupo produzido no Brasil.

Mudanças no visual

Além da reestilização do Compass, a fila de lançamentos da Fiat até 2025 inclui as mudanças visuais de Argo, Cronos, Mobi e Toro. O Uno poderá também passar por alguma remodelação ou ganhar uma nova geração até lá, mas nada confirmado até então. A picape Toro muda já ano que vem e receberá motor turbo e câmbio CVT do Corolla.

Os motores Firefly turbo e o câmbio CVT também chegarão ao Cronos e ao Argo quando ambos forem reestilizados. A diferença é que os compactos terão motor 1.0 três cilindros turbo, enquanto a picape Toro (e os Jeep Renegade e Compass) usarão motor 1.3 quatro cilindros turbo.

>>Câmbio CVT do Toyota Corolla será usado pelos Fiat turbo no Brasil

>>Fiat terá rival do Volkswagen Nivus em 2022, SUV da Toro descartado

>>Avaliação: Fiat Strada Freedom é excelente, mas não compensa