Destaque Mercado

Fiat Mobi Like e VW Gol MPI são versões mais vendidas do Brasil em maio

Enquanto no ranking dos carros mais vendidos a Fiat Strada lidera, quando consideramos apenas as versões, quem fica na frente outro carro
Fiat Mobi Like [divulgação]
Fiat Mobi Like [divulgação]

Quanto mais versões, melhor? Talvez para poder atingir a um público maior. Mas quando um modelo tem poucas variantes, uma tende a se destacar mais. Prova disso é que quando separadas as versões de cada carro, o ranking dos mais vendidos se transforma radicalmente – apesar de um Fiat ainda liderar.

Enquanto no acumulado do mês somadas todas as versões a Fiat Strada é a vitoriosa, separando cada variante individualmente, a picape compacta aparece somente em terceiro. Ela é representada pela versão Endurance Cabine Simples. O líder, conforme levantamento do Placa dos Carros, é o Fiat Mobi em sua versão de entrada Like.

Com 7.182 unidades vendidas em maio, o Mobi Like representa mais de 90% do volume de vendas do hatch subcompacto. A versão Trekking, por outro lado, levou somente 311 novos clientes para casa. Outro modelo representado fortemente por uma versão é o VW Gol, em segundo lugar.

Volkswagen Gol MPI [divulgação]
Volkswagen Gol MPI [divulgação]
Atualmente o Gol tem apenas a versão MPI como única expoente de sua gama, mas há ainda resto de estoque de variantes antigas. Prova disso é que das 6.980 unidades vendidas no mês, 6.702 eram do MPI. Com o Voyage aconteceu a mesma coisa, ficando em quinto lugar com 3.463 unidades vendidas da versão MPI. Além disso, é o sedã mais vendido do Brasil.

Surpreende a presença do Volkswagen Nivus em quinto lugar – ele é um modelo que nunca apareceu entre os carros mais vendidos do país. Contudo, sua versão topo de linha tem força suficiente para emplacar em quinto lugar, logo atrás do Hyundai HB20 Vision. Versões Longitude dos Jeep Renegade e Compass aparecem também entre os mais vendidos.

Volkswagen Nivus Highline [Auto+]
Volkswagen Nivus Highline [Auto+]

Ausências e presenças

O curioso é notar que modelos como Onix, Tracker, Creta, T-Cross e Onix Plus, presentes entre os modelos mais vendidos do Brasil, não comparecem nessa lista por versões. O quinteto têm diversas variantes diferentes, o que acaba por pulverizar sua presença. Além disso, ao contrário das versões Longitude dos Jeep, esse cinco não têm uma variante com vendas bem mais altas que o restante da linha.

O Hyundai HB20 e o Toyota Corolla contam com diversas variantes também, tal qual os modelos anteriormente citados. Contudo, o hatch compacto da Hyundai concentra todas as suas forças na versão Vision 1.0 aspirada, enquanto o sedã médio faz seu volume na XEi 2.0 CVT.

Toyota Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]
O outro lado da moeda também acontece: o próprio Corolla junto a modelos como Volkswagen Nivus, Volkswagen Voyage, Fiat Cronos e Jeep Renegade não aparecem entre os 10 carros mais vendidos de maio. Por outro lado, são representados na lista por uma versão de presença intensa no volume de vendas.

Versões mais vendidas do Brasil em maio

  1. Fiat Mobi Like – 7.182 unidades
  2. Volkswagen Gol MPI – 6.702 unidades
  3. Fiat Strada Endurance Cabine Simples – 6.344 unidades
  4. Hyundai HB20 1.0 Vision – 3.942 unidades
  5. Volkswagen Nivus Highline – 3.660 unidades
  6. Volkswagen Voyage MPI – 3.463 unidades
  7. Toyota Corolla XEi – 3.093 unidades
  8. Jeep Renegade Longitude – 3.019 unidades
  9. Fiat Cronos Drive – 2.836 unidades
  10. Jeep Compass Longitude – 2.751 unidades

>>Fiat Mobi Trekking merecia o que já foi dele | Avaliação

>>Gol ressurge, enquanto Tracker e Creta expulsam Pulse do top 10 de maio

>>Fiat Pulse / VW Nivus da Renault finalmente aparece em testes

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva