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Fiat Pulse será o 1.0 mais potente do Brasil e terá câmbio CVT

Faltando poucos dias para o lançamento oficial no Brasil, Fiat Pulse começa a ter algumas importantes informações reveladas
Fiat Pulse [divulgação]
Fiat Pulse [divulgação]

Junto a novas imagens e detalhes, a Fiat aos poucos revela um pouco mais do inédito Pulse. O SUV compacto derivado do Argo tomará para si o título de carro 1.0 mais potente do Brasil. O motor 1.0 GSE Turbo três cilindros será usado também por outros modelos da Stellantis como Fiat Argo, Cronos, Jeep Renegade, Peugeot 208 e Citroën C3.

Superando o Volkswagen 1.0 TSI, o motor turbo da Fiat entrega 130 cv com etanol ou 125 cv com gasolina. O motor do Polo, Virtus, Nivus e T-Cross era o mais potente da categoria até então com 128 cv no etanol e 116 cv na gasolina. Em torque, entretanto, Fiat e Volkswagen empatam com 20,4 kgfm.

Curioso é que com isso o nome oficial desse motor passa a ser Turbo 200 Flex, enaltecendo o torque em Newton metros como 200, tal qual a Volkswagen faz ao chamar seu motor de 200 TSI. Há, no entanto, vantagem na entrega de torque para a marca italiana, pois ele chega a 1.750 rom contra 2.000 rpm dos modelos da Volks.

Fiat Pulse [divulgação]
Fiat Pulse [divulgação]

Consumo

Com esse motor turbinado, o Fiat Pulse chegará aos 100 km/h em 9,4 segundos. Comparado ao Nivus, que é seu concorrente direto em preço, o SUV italiano chega à mesma velocidade 0,6 segundo mais rápido que o Volkswagen. Já em consumo, a Fiat promete 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, em ambas as situações quando abastecido com gasolina.

Para trabalhar com esse motor turbinado, a Fiat preparou uma nova transmissão CVT com sete marchas simuladas. Ela é produzida pela Aisin, que é a mesma fornecedora das caixas CVT para a Toyota. Só não está claro ainda se será a transmissão com primeira marcha física como a do Corolla ou a mais simples que só simula marchas como faz o Yaris.

Interior Fiat Pulse [divulgação]
Interior Fiat Pulse [divulgação]
Esse câmbio CVT também será usado nas versões de entrada do Fiat Pulse, o qual terá motor 1.3 Firefly aspirado de 109 cv e 14,2 kgfm de torque. Esse motor é o mesmo usado pelo Cronos, Argo e Strada, mas que também chegará à Fiorino em breve.

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João Brigato

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