No mundo nada se cria, tudo se copia. E quando uma ideia boa dá certo, por que não replicar? Foi assim que a Honda teve a inteligente sacada de converter o monovolume Fit em um SUV através do WR-V. Tudo isso mantendo diversos componentes idênticos e boa parte da estrutura, como é o caso de modelos como Fiat Pulse e VW Nivus.
Pensando nisso, juntamos aqui cinco SUVs diferentes que nasceram a partir de algum hatchback. Todos os modelos tem plataforma e alguns componentes externos idênticos aos modelos que deram origem. Em muitos casos, inclusive, o interior é o mesmo.
Fiat Pulse
Antes de ter seu nome oficial revelado, o Fiat Pulse era tratado informalmente como SUV do Argo. Afinal, apesar de ter passado por reforços estruturais, ele tem a mesma plataforma, portas, para-brisa e até chapa traseira idêntica à do hatch compacto.
Volkswagen Nivus
Indo um pouco além do que fez o Fiat Pulse e o Honda WR-V, o Volkswagen Nivus transformou o Polo não somente em um SUV, mas em um SUV cupê. Os irmãos compartilham portas dianteiras, traseiras, para-lamas e todo interior. Mas a queda da traseira é totalmente diferente e deixa o Nivus mais esportivo.
Hyundai Bayon
Exclusivo do mercado europeu, o Hyundai Bayon é a versão SUV do i20, primo gringo do HB20. Ele segue a fórmula do Nivus de modificar a traseira totalmente em relação ao hatch do qual deriva. Contudo, ao invés de apostar em uma silhueta de cupê, o Hyundai se aproxima das peruas com uma retaguarda mais longa e espichada.
Kia XCeed
Dois anos antes do lançamento do Bayon, o grupo Hyundai já havia apresentado essa fórmula em outro carro. O Kia XCeed foi criado a partir do hatch médio cee’d como a quarta variante do modelo. Depois de duas versões perua e uma hatch tradicional, o Kia cee’d ganhou uma versão SUV.
CAOA Chery Tiggo 2 e Tiggo 3X
Esse é um caso de dois em um, pois dois carros foram gerados. Nascidos como Chery Cielo, os dois SUVs de entrada da CAOA Chery já foram um hatchback. Do modelo original, o Tiggo 2 e o Tiggo 3X aproveitam apenas as portas, chapas laterais, plataforma e vidros. O interior dos três modelos é diferente e o visual também.
Mecanicamente, o TIggo 2 e o Cielo eram iguais. Ambos usavam motor 1.5 aspirado. Já o Tiggo 3X partiu para um motor três cilindros turbo com menos potência que o motor aspirado dos irmãos, mas com torque maior. Outra vantagem, é o uso de câmbio CVT no lugar da caixa automática de quatro marchas do Tiggo 2. O Cielo sempre ousou câmbio manual.
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Quase todo crossover como tracker e Ecosport usam plataforma de carros menores. Premissas semelhante a do tiggo 2.
A galera transforma agora hatch em carro alto, mas o preço é de carro grande.
O Tiggo 2 veio do Celer e não do Cielo.