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Fiat Pulse, VW Nivus e outros SUVs que nasceram a partir de um hatch

O que começou com o Honda WR-V, se tornou uma tendência de mercado seguida por Fiat com o Pulse, VW com o Nivus e outras tantas
Fiat Pulse [divulgação]
Fiat Pulse [divulgação]

No mundo nada se cria, tudo se copia. E quando uma ideia boa dá certo, por que não replicar? Foi assim que a Honda teve a inteligente sacada de converter o monovolume Fit em um SUV através do WR-V. Tudo isso mantendo diversos componentes idênticos e boa parte da estrutura, como é o caso de modelos como Fiat Pulse e VW Nivus.

Pensando nisso, juntamos aqui cinco SUVs diferentes que nasceram a partir de algum hatchback. Todos os modelos tem plataforma e alguns componentes externos idênticos aos modelos que deram origem. Em muitos casos, inclusive, o interior é o mesmo.

Fiat Pulse

Antes de ter seu nome oficial revelado, o Fiat Pulse era tratado informalmente como SUV do Argo. Afinal, apesar de ter passado por reforços estruturais, ele tem a mesma plataforma, portas, para-brisa e até chapa traseira idêntica à do hatch compacto.

Fiat Pulse [divulgação]
Fiat Pulse [divulgação]
A fórmula de converter um hatch em SUV aqui foi seguida à risca. Ele ganhou dianteira mais alta e robusta, suspensão elevada, caixas de roda com plástico preto e mudanças fortes na traseira, ainda que mantenha a silhueta do Argo. O interior do Pulse, ainda não revelado, será totalmente diferente do usado no Argo.

Volkswagen Nivus

Indo um pouco além do que fez o Fiat Pulse e o Honda WR-V, o Volkswagen Nivus transformou o Polo não somente em um SUV, mas em um SUV cupê. Os irmãos compartilham portas dianteiras, traseiras, para-lamas e todo interior. Mas a queda da traseira é totalmente diferente e deixa o Nivus mais esportivo.

Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]
Ele sabe disfarçar bem melhor sua origem que outros SUVs derivados de hatches. Para tanto, se tornou um dos modelos mais desejados da categoria. Rumores apontam que a reestilização do Virtus será inspirada no Nivus, podendo até mesmo compartilhar os faróis do SUV cupê com o sedã.

Hyundai Bayon

Exclusivo do mercado europeu, o Hyundai Bayon é a versão SUV do i20, primo gringo do HB20. Ele segue a fórmula do Nivus de modificar a traseira totalmente em relação ao hatch do qual deriva. Contudo, ao invés de apostar em uma silhueta de cupê, o Hyundai se aproxima das peruas com uma retaguarda mais longa e espichada.

Hyundai Bayon [divulgação]
Hyundai Bayon [divulgação]
Visualmente o modelo é bastante ousado. Tem faróis divididos, frente alta e lanterna traseira estilo bumerangue. Somente as portas dianteiras são compartilhadas entre o Bayon e o i20

Kia XCeed

Dois anos antes do lançamento do Bayon, o grupo Hyundai já havia apresentado essa fórmula em outro carro. O Kia XCeed foi criado a partir do hatch médio cee’d como a quarta variante do modelo. Depois de duas versões perua e uma hatch tradicional, o Kia cee’d ganhou uma versão SUV.

Kia XCeed [divulgação]
Kia XCeed [divulgação]
O XCeed usa as mesmas portas e para-lamas dianteiros do hatch médio, contudo, tem dianteira com visual mais agressivo e traseira com desenho arredondado e visualmente mais curta. Além, é claro, da tradicional cobertura de plástico preto na parte inferior de toda a carroceria, acentuando o visual parrudo do modelo.

CAOA Chery Tiggo 2 e Tiggo 3X

Esse é um caso de dois em um, pois dois carros foram gerados. Nascidos como Chery Cielo, os dois SUVs de entrada da CAOA Chery já foram um hatchback. Do modelo original, o Tiggo 2 e o Tiggo 3X aproveitam apenas as portas, chapas laterais, plataforma e vidros. O interior dos três modelos é diferente e o visual também.

Mecanicamente, o TIggo 2 e o Cielo eram iguais. Ambos usavam motor 1.5 aspirado. Já o Tiggo 3X partiu para um motor três cilindros turbo com menos potência que o motor aspirado dos irmãos, mas com torque maior. Outra vantagem, é o uso de câmbio CVT no lugar da caixa automática de quatro marchas do Tiggo 2. O Cielo sempre ousou câmbio manual.

>>Avaliação: Honda WR-V é um Fit com complexo de HR-V

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>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação

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João Brigato

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  • Quase todo crossover como tracker e Ecosport usam plataforma de carros menores. Premissas semelhante a do tiggo 2.
    A galera transforma agora hatch em carro alto, mas o preço é de carro grande.