Destaque

6 SUVs que, na verdade, são hatches bombados

O que começou com o Honda WR-V, se tornou uma tendência de mercado seguida por Fiat Pulse, Volkswagen Nivus e outros SUVs

SUVs
Renault Kardian [Divulgação]

A frase “nada se cria, tudo se copia” diz muito sobre a indústria automotiva. Quando uma ideia boa dá certo, replicar pode ser a solução A Honda teve a inteligente sacada de converter o monovolume Fit em um SUV, criando o WR-V. Tudo isso mantendo diversos componentes idênticos e boa parte da estrutura, como é o caso de modelos como Fiat Pulse e Volkswagen Nivus e que, no ano que vem, terá a inclusão do Renault Kardian.

Pensando nisso, juntamos aqui seis SUVs diferentes, três desenvolvidos no Brasil e três gringos, que nasceram a partir de algum hatchback. Todos os modelos têm plataforma e componentes externos idênticos aos modelos dois quais eles originaram. Em muitos casos, inclusive, o interior é o mesmo.

Fiat Pulse

Pulse Audace 2023 [divulgação]
Pulse Audace [divulgação]

Antes de ter seu nome oficial revelado, o Fiat Pulse era tratado informalmente como SUV do Argo. Afinal, apesar de ter passado por reforços estruturais, ele tem a mesma plataforma (mesmo com algumas modificações), portas, para-brisa e até chapa traseira idêntica à do hatch compacto.

Fiat Argo Trekking 2023 [divulgação]
Fiat Argo Trekking 2023 [divulgação]

A fórmula de converter hatches em SUVs aqui foi seguida à risca. Ele ganhou dianteira mais alta e robusta, suspensão elevada, caixas de roda com plástico preto e mudanças fortes na traseira, ainda que mantenha a silhueta do Argo. O interior é completamente diferente e o Argo. Já na mecânica, a única coincidência entre eles é o motor 1.3 Firefly com opção manual ou CVT.

Volkswagen Nivus

Volkswagen Nivus Highline Hero [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Highline Hero [Auto+ / João Brigato]

Indo um pouco além do que fez o Fiat Pulse e o Honda WR-V, o Volkswagen Nivus transformou o Polo em um SUV cupê. Além disso, foi o primeiro carro de projeto brasileiro da Volks produzido na Europa. Os irmãos compartilham portas dianteiras, traseiras, para-lamas e todo interior. Só que a queda da traseira é totalmente diferente e deixa o Nivus mais esportivo.

Volkswagen Polo 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo 2022 [divulgação]

Ele sabe disfarçar bem melhor sua origem que outros SUVs derivados de hatches. Para tanto, se tornou um dos modelos mais desejados da categoria, tanto que a Stellantis desenvolveu o Fastback como um Fiat Pulse cupê justamente para enfrentá-lo.

Renault Kardian

Kardian
Renault Kardian [Divulgação]

Desenvolvido no Brasil para substituir Sandero, Logan e Stepway, o Renault Kardian é basicamente um Dacia Sandero com um visual um pouco mais francês. Tal qual outros da lista, ele usa as mesmas portas do irmão hatch, mas vai além com visual das chapas externas diferentes.

Dacia Sandero Stepway [divulgação]
Dacia Sandero Stepway [divulgação]

A vantagem do Kardian perante os outros SUVs da lista é que ele não terá o Sandero no Brasil para ser comparado. Além disso, ele estreia uma nova linguagem visual, motor e plataforma no Brasil, elementos importantes para a revolução que a Renault promete.

CAOA Chery Tiggo 2 e Tiggo 3X

SUVs
CAOA Chery Tiggo 3X [divulgação]

Esse é um caso de dois em um, já dois SUVs foram gerados a partir de um hatch. Nascidos como Chery Celer , Tiggo 2 e Tiggo 3X aproveitam apenas as portas, chapas laterais, plataforma e vidros do hatch compacto. O interior dos três modelos é diferente em visual, mas especialmente em qualidade de materiais.

Chery Celer / Fulwin 2012 [divulgação]

Mecanicamente, o TIggo 2 e o Cielo eram iguais. Ambos usavam motor 1.5 aspirado. Já o Tiggo 3X partiu para um motor três cilindros turbo com menos potência que o motor aspirado dos irmãos, mas com torque maior. Outra vantagem, é o uso de câmbio CVT no lugar da caixa automática de quatro marchas do Tiggo 2. O Cielo sempre ousou câmbio manual. Contudo, dos três o Tiggo 2 foi o que mais durou, já que o Tiggo 3X morreu esse ano e o Celer pouca gente se lembra que ele sequer existiu.

Hyundai Bayon

SUVs
Hyundai Bayon [divulgação]

Exclusivo da Europa, o Hyundai Bayon é a versão SUV do i20, primo gringo que inspirou o visual do novo HB20. Ele segue a fórmula do Nivus de modificar a traseira totalmente em relação ao hatch do qual deriva. Contudo, ao invés de apostar em uma silhueta de cupê, o Hyundai se aproxima das peruas com uma retaguarda mais longa e espichada.

Hyundai i20 [divulgação]
Hyundai i20 [divulgação]

Visualmente o modelo é bastante ousado. Tem faróis divididos, frente alta e lanterna traseira estilo bumerangue. Somente as portas dianteiras são compartilhadas entre o Bayon e o i20. Será que a Hyundai do Brasil não se empolga e faz também um HB20 SUV?

Kia XCeed

SUVs
Kia XCeed [divulgação]

Dois anos antes do lançamento do Bayon, o grupo Hyundai já havia apresentado essa fórmula em outro carro. O Kia XCeed foi criado a partir do hatch médio cee’d como a quarta variante do modelo. Depois de duas versões perua e uma hatch tradicional, o Kia cee’d virou mais um dos SUVs da marca.

Kia cee'd [divulgação]
Kia cee’d [divulgação]

O XCeed usa as mesmas portas e para-lamas dianteiros do hatch médio, contudo, tem dianteira com visual mais agressivo e traseira com desenho arredondado e visualmente mais curta. Além, é claro, da tradicional cobertura de plástico preto na parte inferior de toda a carroceria, acentuando o visual parrudo do modelo que foi recentemente reestilizado.

>>Toyota é multada em R$ 294 milhões por venda casada

>>Flagra: Dolphin da JAC já está em testes no Brasil

>>Volkswagen faz promoção com descontos de até R$ 75 mil