Curiosidades Destaque

Fiat Scudo e as 10 outras vans derivadas do projeto feito pela Peugeot

Depois de Peugeot Expert e Citroën Jumpy, Fiat Scudo chega ao Brasil para aumentar a grande família de utilitários Stellantis
Fiat Scudo [divulgação]
Fiat Scudo [divulgação]

Com lançamento marcado para hoje no Brasil, o Fiat Scudo é apenas um furgão parte de uma família de 11 vans que a Stellantis produz no mundo. Ao todo, são cinco marcas diferentes, sendo uma de fora do grupo, que produzem derivados do Peugeot Expert e Citroën Jumpy – únicos que, até então, eram vendidos por aqui.

Assim como existe o Fiorinoverso com dois modelos diferentes nascidos a partir da Fiat Fiorino, o Fiat Scudo é parte do Expertverso ou Jumpyverso (se preferir o modelo da Citroën). Afinal, o projeto foi desenvolvido pela PSA antes mesmo da criação do grupo Stellantis. Conheça agora as outras vans da família.

Citroën Jumpy [divulgação]
Citroën Jumpy [divulgação]

Citroën e Peugeot

Tudo começou no final de 2015 com o lançamento dos modelos originais. A Citroën tem Jumpy para o modelo de trabalho em versões furgão e passageiro. O nome Dispatch é usado no Reino Unido e na Irlanda, o que acaba aumentando a família por conta do nome diferente. Há ainda a SpaceTourer, versão de luxo que atua como minivan de oito lugares.

Citroën ë-SpaceTourer [divulgação]
Citroën ë-SpaceTourer [divulgação]
Na Peugeot o esquema é o mesmo: Expert para versões passageiro e furgão, enquanto Traveller é seu modelo de luxo. Ao contrário da Citroën, contudo, não há um terceiro nome para o modelo. Contudo, as versões elétricas recebem designações diferentes: e-Expert, e-Traveller, ë-Jumpy, ë-Dispatch e ë-SpaceTourer.

Peugeot Traveller [divulgação]
Peugeot Traveller [divulgação]

Fora do grupo

Em março de 2016, o primeiro derivado do projeto original da Peugeot e da Citroën apareceu. Contudo, não foi um modelo do grupo PSA (ainda não havia sido criada a Stellantis), mas sim um Toyota. O Toyota ProAce foi o modelo que abriu o universo para a marca japonesa criar utilitários na Europa baseados em modelos Peugeot e Citroën.

Fiat Scudo
Toyota ProAce Verso [divulgação]
Ao contrário dos modelos Peugeot e Citroën, o ProAce usa o mesmo nome independentemente de sua versão. A variante de luxo para passageiros adiciona o sobrenome Verso, enquanto o elétrico tem apenas Electric ao final. Ou seja, pode ter o nome mais cumprido de todos os modelos desse universo: Toyota ProAce Verso Electric.

Fiat Scudo
Toyota ProAce [divulgação]
Além do ProAce derivado de Citroën Jumpy e Peugeot Expert, a Toyota ainda tem o ProAce City baseado no Peugeot Partner e no Citroën Berlingo. Além disso, assinou contrato com a Stellantis para ter um derivado da próxima geração de Fiat Ducato, Citroën Jumper e Peugeot Boxer.

Ex General Motors

Apesar de fazer parte do grupo PSA desde 2017, somente em 2019 a Opel e a Vauxhall lançaram a nova geração do Vivaro baseado em modelos do grupo francês. Até então, a van era derivada de um projeto conjunto com a Renault, arquirrival da Peugeot e da Citroën.

Opel Vivaro 4x4 [divulgação]
Opel Vivaro 4×4 [divulgação]
O esquema é o mesmo de Expert/Traveller e Jumpy/SpaceTourer: versões furgão e passageiros adotam o nome Vivaro, tanto para Opel, quanto para a Vauxhall. Já o modelo de luxo com oito lugares se chama Zafira Life na Opel e Vivaro Life na Vauxhall. O nome passou a ser usado desde que a Zafira original morreu.

Vauxhall Vivaro Elite Campervan [divulgação]
Vauxhall Vivaro Elite Campervan [divulgação]
Se for elétrico, ganha um “-e” ao final do nome, sendo o contrário dos modelos da Peugeot e da Citroën. Assim temos Opel e-Vivaro ou Vauxhall e-Vivaro Life.

Vauxhall Vivaro [divulgação]
Vauxhall Vivaro [divulgação]

Chegada da Fiat

Mais recente adição ao grupo, sendo lançada em 2022 na Europa e com estreia anunciada para hoje (23 de junho) no Brasil, o Fiat Scudo é o último derivado do grupo. Tem versão elétrica chamada de e-Scudo, seguindo a lógica dos outros modelos do grupo.

Fiat Scudo (versão europeia) [divulgação]
Fiat Scudo [divulgação]
A versão de luxo traz o nome Ulysse de volta, que já foi usado em uma minivan grande feita também em parceria com a PSA. São oito lugares como todos os outros modelos com pegada luxuosa que o grupo Stellantis e a Toyota oferecem.

Fiat e-Ulysse [divulgação]
Fiat e-Ulysse [divulgação]

Diferenças visuais

Todos os 11 modelos tem exatamente a mesma traseira, mudando apenas logotipos e nomes. O interior também é inalterado, salvo, é claro, o logo do volante. A dianteira é o que faz cada um diferente. Citroën Jumpy, Opel/Vauxhall Vivaro e Fiat Scudo têm o mesmo farol. Enquantoi Peugeot Expert e Toyota ProAce trazem lentes exclusivas.

Peugeot Expert [divulgação]
Peugeot Expert [divulgação]
Já nos luxuosos Traveller, ProAce Verso e Zafira Life trazem faróis diferentes com LEDs e projetores, mais sofisticados do que das versões mais simples. Ulysse e SpaceTourer tem o mesmo conjunto, só que o modelo Fiat tem máscara negra e o Citroën tem detalhes cromados.

Opel Zafira Life [divulgação]
Opel Zafira Life [divulgação]
Cada modelo tem para-choque frontal diferente e grade frontal com desenho condizente com sua montadora. Esteticamente, os modelos mais próximos são Fiat Scudo e Opel Vivaro, já que apenas a trama interna da grade frontal muda entre eles. Já o Toyota é o único que tem parte inferior do para-choque diferente de todos os modelos restantes.

>>Fiorinoverso: as faces da Fiat Fiorino além da Peugeot Partner Rapid

>>Fiat Pulse estreia no México por R$ 90 mil, mas sem motor 1.0 turbo

>>Mini Jeep Renegade terá versão a gasolina: se cuida Fiat Pulse?

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Essa matéria de utilidade pública para os usuários, pois facilita demais na compra de produtos, pois não precisa fazer pesquisa específica. Parabéns para os editores 👏👏👏