Destaque Novidades

Fiat já vendeu 300 mil Toro no Brasil e se consagra rainha do segmento

Isolada no segmento de picapes intermediárias, a Fiat Toro inaugurou uma tendência que agora se tornou mundial
Fiat Toro Ranch [divulgação] 2022
Fiat Toro Ranch [divulgação]

Lançada no começo de 2016 no Brasil, a Fiat Toro acaba de atingir uma marca histórica. Exatas 300 mil unidades já foram vendidas em solo nacional. Mas a produção em Goiana (PE) da picape vai muito além, pois ela é vendida em outros países, incluindo sob o pseudônimo RAM 1000.

Responsável por abocanhar 19,4% do segmento de picapes no Brasil, ela só não é o modelo com caçamba mais vendido do país pois a Fiat Strada ainda é líder. Considerando o segmento de intermediárias, onde também está a Renault Oroch, a Fiat Toro tem sozinha 85,2% de participação. A chegada da Ford Maverick pode diminuir essa margem.

Um dos grandes motivos para o sucesso da Fiat Toro no Brasil está em seu porte. Como as picapes médias ficaram grandes demais, a italiana conseguiu se encaixar perfeitamente entre os modelos compactos (Strada e Saveiro) e as médias (S10, Ranger e Hilux).

Fiat Toro Freedom [divulgação]
A Toro tem, inclusive, o mesmo porte que as primeiras gerações de Chevrolet S10 e Ford Ranger tinham aqui no Brasil. O visual ousado também se tornou sua grande marca. Ela foi o primeiro carro fabricado no Brasil com faróis divididos – tendência criada pelo Citroën C4 Cactus na Europa.

Outro fator está na presença de motor diesel como opção. A Fiat Toro é a menor picape à venda no Brasil com esse tipo de motorização. Prova da importância do motor 2.0 MultiJet II turbo diesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque é que ele está em todas as versões.

Fiat Toro Volcano [divulgação]
Essa motorização marca presença desde as variantes Endurance, Freedom e Volcano, também oferecidas com motor flex, até as exclusivas Ultra e Ranch. Independentemente da variante, ela tem câmbio automático, com seis marchas nas versões flex e nove marchas nas diesel. Tração 4×4, no entanto, só nos modelos diesel.

>>Chevrolet já tem rival pronto para VW Nivus e Fiat Pulse

>>Fiat Strada 2022 passa dos R$ 100 mil na versão Volcano

>>Fiat Argo e Cronos passam dos R$ 100 mil com aumento de preços

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar