Destaque

Fiat Toro elétrica feita pela Volvo, essa é a nova Radar RD6

Nova marca focada em “atividades ao ar livre” da Geely traz a expertise da Volvo para fazer uma picape elétrica

Radar RD6 [divulgação]
Radar RD6 [divulgação]

Como se controlar 12 marcas, entre elas Volvo e Lotus, era pouco trabalho para a Geely, a fabricante chinesa resolveu criar mais uma: a Radar. Desenvolvida para ser a grife de carros pensados para “atividades ao ar livre”, ela estreia no mercado com uma picape 100% elétrica ao melhor estilo de Fiat Toro, Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e Renault Oroch.

Construída sobre a nova plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) que já está no Zeekr 001 e estará presente também em diversos modelos da Volvo, smart, Lynk & Co, Geely e Lotus, a Radar RD6 é a primeira picape elétrica do grupo. Detalhes técnicos não foram revelados, mas a potência ficará entre 200 cv e 400 cv. Já a autonomia passará de 600 km.

A Radar ainda fará novos SUVS e veículos “para o lifestyle”. Todos serão baseados na nova plataforma SEA e serão elétricos. Boa parte do sistema sem poluição vem da Volvo e é compartilhado com modelos como XC40 e C40. Ela também herdará dos modelos suecos alguns de seus sistemas de segurança.

Volvo
Radar RD6 [divulgação]

Mais Maverick do que Toro e sem Volvo

Visualmente a nova picape traz carroceria bem quadrada e alta, com capô mais curto do que o esperado para um modelo dessa categoria. Os para-lamas são bem marcados com vincos fortes, mas a altura em relação ao solo está mais para Maverick do que para Toro – evidenciando o lado urbano da Radar RD6.

Dianteira passaria fácil por um Volkswagen, ainda que os faróis cortados ao meio por um filete de LED acenam para a Volvo. Já a traseira tem lanternas ligadas e desenho praticamente idêntico à da Volkswagen Tarok, que até hoje não passou de um conceito. A tampa traseira é longa e tem auxílio de molas para facilitar a decida.

Radar RD6 [divulgação]
Radar RD6 [divulgação]
A lateral da caçamba ainda conta com seis tomadas para uso em equipamentos elétricos. Vale ressaltar que a Radar RD6 será vendida somente na China nesse primeiro momento. A caminhonete estreia em 9 de setembro, enquanto as primeiras entregas ficarão para os últimos meses do ano.

>>Honda CR-V 2023 é lançado com traseira de Volvo e virá ao Brasil

>>Lifan volta da catacumba como Livan e agora é parte do grupo da Volvo

>>Dona da Volvo cria nova marca de caminhonetes para brigar com a Ford