Destaque

Fiorinoverso: as faces da Fiat Fiorino além da Peugeot Partner Rapid

No mundo dos veículos comerciais, é normal várias marcas usarem um mesmo carro, mas no caso da Fiat Fiorino já são 4 irmãos
Fiorinoverso: Peugeot Partner Rapid, Fiat Fiorino e RAM ProMaster Rapid [divulgação]
Fiorinoverso: Peugeot Partner Rapid, Fiat Fiorino e RAM ProMaster Rapid [divulgação]

A internet foi a loucura quando a Peugeot anunciou a venda da Partner Rapid no Brasil. Mas essa não é a primeira nem a única vez que um utilitário da Fiat ganha logotipo da Peugeot e vice-versa: isso acontece desde antes da Stellantis. Mas saiba que a Fiat Fiorino já rendeu e rende tantos outros inusitados irmãos. Seria esse o Fiorinoverso?

Hoje a Fiat Fiorino brasileira dá origem a dois carros: Peugeot Partner Rapid e RAM ProMaster Rapid. O sobrenome Rapid compartilhado entre os dois não é mera coincidência. O modelo da RAM não é vendido no Brasil, enquanto o da Peugeot sim. Por isso, o borrachão lateral é aproveitado entre os dois modelos.

carros
Fiat Fiorino 2022 [divulgação]
Foi uma economia da Stellantis para não precisar criar uma terceira peça somente para a Peugeot. As calotas da ProMaster Rapid são exatamente as mesmas da Parter Rapid. Contudo, só o modelo da Peugeot tem seta no retrovisor e luzes diurnas incorporadas no farol de neblina. A RAM, por outro lado, é a única com sensor de ré.

Peugeot Partner Rapid [divulgação]
Peugeot Partner Rapid [divulgação]
A RAM traz manopla de câmbio da Strada, enquanto as versões brasileiras usam peça diferente. Coincidentemente, todas vestem os banco da Strada Freedom – entretanto o modelo da Peugeot só faz isso na versão Business Pack. O trio de vans compactas vem com motor 1.4 Fire, mas lá no México onde a ProMaster Rapid é vendida, ela tem 83 cv porque não é flex.

RAM ProMaster Rapid [divulgação]
RAM ProMaster Rapid [divulgação]

Fiorinoverso na Europa

Apesar de já descontinuada, a Fiat Fiorino na Europa também fazia parte de um Fiorinoverso próprio. Antes da formação da Stellantis, as marcas Fiat, Peugeot e Citroën já eram parceiras de décadas na criação de veículos comerciais. Tanto que quando resolveram lançar vans compactas, elas mais pareciam miniaturas de Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper.

Fiat Fiorino [divulgação]
Fiat Fiorino [divulgação]
Com plataforma de Punto e Linea, a nova geração da Fiorino europeia estreou em 2007 junto de seus irmãos Peugeot Bipper e Citroën Nemo. Houve ainda por um curto período de tempo a RAM V700 City, mas somente no Chile. Para a versão de passageiros, a Fiat ainda mudava o nome do modelo para Qubo.

Citroën Nemo [divulgação]
Citroën Nemo [divulgação]
A Fiat Fiorino passou por uma única reestilização em 2016, novamente inspirada na van grande Ducato. Os modelos Peugeot e Citroën, por outro lado, morreram em 2016 por conta da proximidade entre as vans maiores Citroën Berlingo e Peugeot Partner/Rifter.

Peugeot Bipper [divulgação]
Peugeot Bipper [divulgação]
Coincidência ou não, as três Fiorinos brasileiras e as três europeias usam o mesmo motor 1.4 Fire. As versões do Velho Continente, porém, trazem ainda opções movidas a GNV, 1.3 diesel e 1.4 diesel. Outra diferença é que os modelos de lá tem versão furgão, passageiros e até aventureira. Já os de Betim (MG) só são feitos em variante furgão e na cor branca.

Fiat Fiorino Adventure [divulgação]
Fiat Fiorino Adventure [divulgação]

>>Peugeot Partner Rapid estreia mais barata em tudo que a Fiorino

>>Fiat sobe o preço de todos os carros produzidos no Brasil

>>Classe T é o Fiat Fiorino da Mercedes, mas com luxo de Classe A

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar