Destaque

Flagra comprova o que temíamos no novo Volkswagen Polo 2023

Reestilização será parcialmente igual ao modelo europeu, ou seja, nada de lanternas estilo Golf no novo Volkswagen Polo 2023

Flagra Volkswagen Polo 2023 [Cassio Cortes]
Flagra Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Cassio Cortes]

Não é segredo para ninguém que Polo e Virtus terão novidades no visual para a linha 2023. Mas o que ainda gerava dúvida era a traseira do hatch. O Polo 2023 brasileiro terá a mesma traseira do europeu? A Volkswagen vai economizar e usar outra estratégia? E exatamente o que todos temiam, acontecerá, como comprova o flagra feito por Cassio Cortes.

Para baixar custos de produção, o Volkswagen Polo brasileiro não terá lanternas invadindo a tampa traseira. Diferentemente do modelo europeu, que se inspirou no Golf para compor seu visual, o novo Polo 2023 manterá o mesmo layout atual, o que não obrigará a Volkswagen a mexer na tampa do porta-malas – algo que tem custo alto de desenvolvimento.

A solução será alterar o layout interno das lanternas. É provável que todas as versões passem a usar LEDs, hoje restrito somente ao topo de linha GTS. Lentes escurecidas com toque de Nivus e T-Cross também são esperadas. No Virtus, a receita será a mesma: mudanças internas nas lanternas. Ambos ganham também para-choques traseiros novos.

Flagra Volkswagen Virtus 2023 [Auto+ / Cassio Cortes]
Flagra Volkswagen Virtus 2023 [Auto+ / Cassio Cortes]
O flagra também deixa escapar que a dianteira de Polo e Virtus será bem diferente. O sedã tem recortes diferentes para a parte inferior dos faróis e layout interno modificado em relação ao Polo europeu e ao brasileiro. Aliás, na dianteira pelo menos, o hatch nacional seguirá o estilo adotado na Europa. O Virtus, por outro lado, deve puxar itens do Nivus.

A parte interna, criticada pesadamente desde o lançamento por conta da simplicidade no acabamento, deve ganhar algumas melhorias. A Volkswagen deve mexer somente na qualidade dos materiais para agradar ao consumidor que já paga mais de R$ 100 mil por praticamente todas as versões da dupla.

O que de fato mudará será o volante, emprestado do Nivus, e a manopla de câmbio, que vem do T-Cross. Painel digital será adotado em todas as versões, sendo os modelos de entrada com a tela menor usada nas versões Comfortline dos SUVs da Volkswagen. Já a central multimídia VW Play segue lá sem alterações.

Como o Virtus e o Polo já abandonaram o motor 1.6 MSI, a Volkswagen pode escalar o 1.0 TSI para mais versões além de Comfortline e Highline. Uma variante 170 TSI com acerto de potência do up! TSI e que já está em uso no Nivus Trendline manual argentino pode aparecer nos irmãos Polo e Virtus.

Flagra Volkswagen Polo 2023 [Auto+ / Cassio Cortes]

>>Audi desiste de ter versões de luxo de Volkswagen Polo e Taos

>>Amarok perde motor 2.0 TDI de novo, outros VW passam por ajustes

>>Fiat Pulse vs. VW Nivus: quem é o rei dos SUVs pequenos? | Comparativo