Destaque Novidades

Flagra: Renault testa novo motor no Kwid para 2022

Reestilização do Renault Kwid será acompanhada por novidades mecânicas, incluindo sistema start-stop
Renault Kwid 2022 [Auto+ / João Brigato]
Renault Kwid 2022 [Auto+ / João Brigato]

Enquanto na Índia, China e Europa, o Renault Kwid 2022 já roda com visual renovado, aqui no Brasil as mudanças ainda vão demorar um pouquinho. Contudo, a marca francesa já testa algumas novidades para o subcompacto, como reveladas pelo flagra feito pelo Auto+ em Campinas, interior de São Paulo.

Tentando se camuflar na escuridão, o Kwid 2022 foi avistado com uma nada discreta saída de escape cromada. Até o momento, nunca o subcompacto da Renault teve saída de escape aparente. Contudo, antes que estranhem, trata-se somente de um acessório para testes.

O que a saída indicava, na realidade, eram as mudanças que o Renault Kwid 2022 terá debaixo do capô. Hoje ele conta com motor 1.0 SCe três cilindros aspirado com o acerto mais fraco da marca francesa. São 70 cv e 10 kgfm de torque. Ele receberá comando de válvula variável presente nas versões 1.0 de Sandero e Logan.

Renault Kwid 2022 [Auto+ / João Brigato]
Renault Kwid 2022 [Auto+ / João Brigato]
Isso fará com que a potência e o torque subam para 82 cv e 10,5 kgfm quando abastecido com etanol. Com gasolina, a força será de 79 cv e 10,2 kgfm de torque. Pode ser que a Renault ainda extraia um pouco mais de potência e torque desse motor com novo acerto, que depois será levado aos irmãos Sandero e Logan.

Entretanto, para manter tomar do Chevrolet Onix Plus o título de carro mais econômico do Brasil, o Renault Kwid 2022 terá sistema start-stop. O sistema presente nas versões 1.6 do Logan permite desligar o motor no sinal para economizar combustível. Ao pressionar o pedal da embreagem o motor religa automaticamente.

Renault Kwid 2022 [Auto+ / João Brigato]
Renault Kwid 2022 [Auto+ / João Brigato]
Caso o sistema de ar-condicionado necessite de força para atuar, o motor liga novamente. O start-stop não entra em ação caso a cabine ainda não tenha atingido a temperatura com o ar-condicionado ligado.

Novo visual

Renault Kwid Facelift (divulgação)

A unidade flagrada trazia para-choque traseiro do Outsider, mas não era a versão aventureira. A Renault mexerá pouco no visual do Kwid 2022. Ainda não se sabe se ele seguirá à risca a versão indiana que tem faróis divididos e luzes diurnas de LED ou se terá um tapa visual próprio.

A divisão brasileira da marca francesa costuma fazer mudanças visuais ao seu próprio gosto, tal qual fez com o Sandero quando reestilizado. Entretanto, de qualquer maneira, o Kwid ganhará novos para-choques, mudanças nas lanternas e faróis (com direito a luzes de LED) e interior levemente revisto.

>>Sandero GT Line: como anda o hatch 1.0 mais caro do Brasil? – Avaliação

>>Renault Logan 1.6: old-school surpreendentemente divertido | Avaliação

>>Renault Zoe 2022 reestilizado chega ao Brasil por R$ 204.990

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar